O recém lançado Windows Phone 7 Marketplace, loja de aplicativos móveis para os terminais com o novo sistema operacional da Microsoft para smartphones, tem o foco voltado para o consumidor final e corrige algumas distorções de preços que existiam na loja anterior da empresa, a Windows Marketplace for Mobile, cujos títulos são para os terminais com Windows Mobile 6.X. A constatação foi feita por um estudo da Distmo, que comparou as listas dos aplicativos mais vendidos e seus respectivos preços de diversas app stores nos EUA durante os meses de outubro e novembro, até o último dia 22.
Segundo o relatório, na Windows Phone 7 Market Place os jogos são muito mais populares e os preços médios são bem mais baixos em comparação com a loja anterior. Os dez aplicativos mais populares da nova app store da Microsoft são games, com preços variando entre US$ 2.99 e US$ 6.99. Na loja antiga há apenas dois jogos no "top ten". Além disso, 57% dos 100 aplicativos mais vendidos no Windows Phone 7 Marketplace custam menos de US$ 2. Nas lojas concorrentes analisadas (Android Market, Ovi Sotre, Blackberry App World, Apple App Store e Palm App Catalog), o percentual varia entre 51% e 67%. Enquanto isso, na app store antiga da Microsoft, apenas 37% dos 100 aplicativos mais populares custam menos de US$ 2.
A Distmo também destaca que em apenas um mês de existência o Windows Phone 7 Marketplace já tem 2.674 aplicativos em seu catálogo. Enquanto o Windows Market Place for Mobile acumula apenas 1.350 após um ano de lançamento.
Valor adicionado