Nokia anuncia receptor móvel ISDB-Tb para seus celulares

Defensora ferrenha da adoção do padrão europeu de TV digital no Brasil à época, a Nokia anunciou nesta quarta, 25, um receptor de TV digital para o sistema brasileiro. O aparelho anunciado pela fabricante não é um celular, mas um receptor capaz de levar as imagens da TV digital aberta ao telefone N85. O receptor SU-33Wb, diz a fabricante, teve seu software desenvolvido por pesquisadores brasileiros do Instituto Nokia de Tecnologia, em Manaus, como resultado dos investimentos locais da empresa em pesquisa e desenvolvimento. Por enquanto, o receptor não conta com middleware compatível com o Ginga-J, o usado no padrão brasileiro, mas a Nokia diz estar trabalhando neste sentido. O receptor é uma variação do SU-33W para DVB-H, criado na Europa pela Nokia para atender outros mercados.
A Nokia diz que o modelo N85 foi escolhido por se tratar da melhor tela disponível hoje no mercado, com um visor de 2,6" de OLED. Ainda no primeiro semestre de 2010, a fabricante deve lançar o receptor para os modelos Nokia N97 e Nokia 5800 Comes With Music. Além disso, o receptor também será vendido separadamente, a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
O receptor se conecta com o celular por Bluetooth, sendo que o receptor e o telefone podem funcionar bem até uma distância de dez metros. A bateria do SU-33Wb suporta até sete horas de uso sem interrupção.

Notícias relacionadas
A edição especial Nokia N85 com TV digital estará disponível aos consumidores a partir da semana que vem nos canais de venda da Nokia pelo preço de R$ 1.599.
Histórico
A adesão da Nokia ao padrão ISDB-Tb, a versão brasileira do padrão japonês, acontece após a adoção do padrão por diversos países da América Latina e do consequente aumento do mercado potencial. Trata-se de uma vitória importante dos defensores da adoção do padrão japonês no Brasil. Em diversos momentos durante o processo de escolha do padrão de TV digital pelo Brasil, e de maneira aberta, representantes da empresa afirmaram não ter qualquer interesse em fabricar handsets com receptores de TV digital, sempre pregando a adoção de um sistema de recepção através de assinatura.
O mesmo ponto de vista era defendido pelas operadoras de telefonia móvel, que diziam que jamais subsidiariam celulares com recepção de TV aberta. As operadoras mudaram a postura ainda antes da Nokia, ao perceber que seus assinantes viam valor no feature TV digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!