A Telemig Celular e a Amazônia Celular finalizam os termos do acordo de roaming nacional com a Claro para a tecnologia GSM. De acordo com o presidente em exercício da Telemig, Ricardo Grau, o contrato deve sair até a próxima semana. Para fazer o roaming internacional, a Telemig já acertou com a Gradiente Travel, empresa que atualmente faz o roaming para a tecnologia TDMA da tele.
Também está acertado o acordo para a troca de mensagens de textos (SMS) entre as operadoras. ?E, nest caso, temos que acertar acordos com cada uma das outras empresas?, afirma Grau. O executivo acrescenta, entretanto, que para a troca de mensagens multimídia (MMS) ainda não há nenhum acordo. A Telemig iniciará em dezembro uma série de testes operacionais com outras operadoras móveis GSM para a troca de MMS.
Mais testes
A Telemig e a Amazônia testam as tecnologias Wi-Fi e WiMAX. De acordo com o diretor de tecnologia e desenvolvimento tecnológico das operadoras, Eduardo Moreno, a intenção é avaliar o desempenho técnico, como taxa de transmissão de dados, cobertura, qualidade e a integração das tecnologias com a rede GSM/Edge.