Operadoras não dão devido suporte, diz consultor do Sebrae

Para o consultor do Serviço de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae), seção SP, Jorge Luiz da Rocha Pereira, as operadoras móveis e fixas não sabem vender para esse tipo de mercado (Pequenas e Médias Empresas). Segundo ele, os dirigentes destas companhias não têm a mínima idéia do que seja frame relay, x25, ADSL e as operadoras não se esforçam para vender e dar o suporte devido ao cliente. O consultor participou do seminário "Serviços Corporativos – A disputa pelas grandes contas", promovido pela Converge Eventos em São Paulo, nesta terça-feira, 25.
Para as 3,580 milhões de micro e pequenas empresas (PMEs) de todo o Brasil, o preço, desde que seja compatível com o equipamento, não chega a ser exatamente um entrave para o acesso aos serviços de telecomunicações. Segundo cálculo do consultor, essas empresas representam um gasto anual de R$ 512 milhões em telecomunicações. Somente no Estado de São Paulo, são 1,1 milhão de PMEs, das quais 54% (mais de 600 mil) são informatizadas, ou seja, estão prontas para absorver produtos como a banda larga, por exemplo.
Pereira diz que somente a pulverização das teles, por meio de parcerias, poderia atingir esse enorme contingente de excluídos das teles. "Há um limite das teles; elas não têm poder de fragmentação e não sabem como se tornar uma Natura ou uma Avon, por exemplo". O consultor do Sebrae quer dizer que as teles precisam ir de casa em casa nas PMEs e vender seus produtos e serviços da forma mais básica possível. Ele acredita que isso somente ocorrerá se as operadoras se fragmentarem em pequenos canais assim como ocorre com ambas as empresas de cosméticos citadas.

Notícias relacionadas
Ele admite que as PMEs são cliente complicados para se atender mas afirma: "Não tem outro jeito. Se as teles não se fragmentarem e ouvirem as PMEs, não conseguirão vender para elas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!