IP.TV lança serviço de TV executiva com interatividade

Foi lançada nesta terça, 25, a IP.TV, uma operadora de redes e canais de TV por IP. A companhia, do empresário Eduardo Giraldez, fez sua primeira transmissão oficial simultânea e em tempo real para São Paulo, Rio de Janeiro, onze municípios do Maranhão, Manaus e Salvador. Operando via satélite, através da banda ku, a IP.TV permite trafegar vídeo, áudio e texto sobre uma rede multicast e unicast, contando com canal de retorno via satélite ou terrestre. A tecnologia não usa set-top boxes, empregando computadores PCs baseados no sistema operacional Windows. Para controlar a negociação de mídia (autorizar usuários e estabelecer o que cada um deles pode transmitir na rede) a empresa criou o protocolo IRM (IP Relay Media). Para fazer esse controle, o moderador do canal de TV tem o poder de "dar a vez" ao usuário que solicita participar ou contribuir com o programa. O protocolo da IP.TV inclui broadcast via satélite e uma união de características de diversos softwares para interatividade dos usuários, que acessam todos os recursos através de uma interface amigável.
Os usuários podem, conforme a autorização dada pelo moderador da rede, fazer debates em voz ou vídeo, transmitir Instant Messages ou arquivos e ainda transmitir vídeos Windows Media. A banda mínima necessária é de 350 kbps, podendo crescer conforme a qualidade de vídeo exigida. A IP.TV usa satélites da Panamsat e gerenciamento de hub da Telespazio.
O investimento médio mensal para utilização 24 horas por dia é de US$ 11,5 mil. A primeira instituição a utilizar a nova tecnologia é a UNIVIMA (www.univima.ma.gov.br) – Universidade Virtual do Maranhão, que está recorrendo à IP.TV para capacitar 500 professores em todo Estado do Maranhão.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!