Ministério da Economia prepara mapeamento do ecossistema de 5G brasileiro

O Ministério da Economia está realizando um mapeamento do ecossistema de 5G no Brasil. O projeto, que conta com apoio do PNUD, está sendo executado em parceria com a Deloitte e já teve a primeira parte concluída. Trata-se do levantamento internacional que servirá de referência para a análise do cenário brasileiro. Os detalhes do estudo e os primeiros achados serão apresentados em evento do ministério nesta terça, 26.

Neste cenário foram analisados 12 países em relação a políticas públicas e ecossistema de desenvolvimento do 5G. Para a  Subsecretária de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia, Jackline Conca, o trabalho vai direcionar as políticas públicas que serão elaboradas pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Confira a entrevista:

Jackline Conca, Subsecretária de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia
Notícias relacionadas

TELETIME – Qual o objetivo do mapeamento do ecossistema?

Jackeline Conca – Temos três intenções principais com o trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto com PNUD e a consultoria Deloitte. Primeiro, nossa ideia é conhecer melhor os atores que conformam o ecossistema de inovação brasileiro que estará apto a desenvolver aplicações e sistemas integrados de telecomunicações para o mercado de 5G com a entrada da nova tecnologia a partir do ano que vem. Depois disso, queremos mapear a demanda existente – ou que existirá – por este tipo de soluções digitais principalmente com o advento das redes privativas nas áreas da indústria, agricultura, saúde e outras verticais. Aqui interessa também mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o mercado nacional de software. Por fim, teremos a recomendação de uma política pública que a Sepec pretende implementar no ano que vem. É importante salientar que estes objetivos, mais do que centrados na camada de infraestrutura, já bastante servida por soluções dos principais fabricantes mundiais, nos ajudarão a focar nas camadas lógica e de conteúdo. Com o surgimento dos fenômenos da virtualização de redes e de sua subsequente desagregação, entendemos que nestes dois campos o Brasil terá ótimas chances de se posicionar de forma mais competitiva.

TELETIME – De que maneira o mapeamento vai ajudar na formulação de políticas públicas e que produtos são esperados a partir dos estudos que estão sendo feitos?

Esperamos que ao final do projeto, no início do ano que vem, tenhamos informações e dados suficientes para conhecermos melhor este segmento econômico no Brasil e realmente enxergarmos onde estão as brechas para incentivarmos os mercados de telecomunicações e software de forma precisa e objetiva em relação ao 5G. Os recursos são escassos e, apesar de trabalharmos com inovação – onde a falha faz parte do jogo por exigirem investimentos de alto risco, com retornos incertos -, quanto mais precisas forem as informações disponíveis, maiores serão as chances de sucesso.

TELETIME – Com base na primeira etapa (mapeamento dos benchmarks internacionais) já é possível tirar alguma conclusão sobre caminhos a seguir?

Os 12 países que colocamos na nossa amostra se destacam por seus ecossistemas de 5G ou de softwares de uma maneira mais ampla. Como todo benchmarking, este raio-x nos ajuda a aprender com os seus erros e acertos. Mas é prematuro sermos assertivos sobre qualquer um dos tópicos que estamos estudando. O que posso dizer é que estamos mais perto de fechar o diagnóstico brasileiro uma vez que já concluímos o mapeamento do ecossistema, com seus níveis de maturidade, e estamos agora tentando olhar para o lado da demanda pelas aplicações e soluções 5G. Sabemos que tudo isso é muito incipiente, mas o que queremos enxergar com este trabalho é o que temos já instalado no Brasil de modo que, com o estímulo correto, toda uma gama de empresas possa ser deslanchada, colocando o país em uma posição de vantagem internacionalmente.

TELETIME – Qual a expectativa de prazo para a conclusão do trabalho?

O trabalho com o PNUD e a Deloitte se encerrará em janeiro do ano que vem. Em seguida, prevemos mais dois meses para desenhar e colocar na rua a política pública que melhor se encaixe às necessidades do mercado brasileiro baseado na demanda e na oferta mapeadas ao longo do projeto.

TELETIME – Outras áreas do governo estão envolvidas com esse esforço de mapeamento e políticas subsequentes?

Para este projeto, temos a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da ABDI. Mas estamos acompanhando todos os movimentos relacionados ao trabalho do Ministério das Comunicações e da Anatel, seja em relação ao leilão, seja nos passos seguintes. Eles estão preocupados com a implantação de infraestrutura e nós estamos olhando para o mundo dos bits. Acreditamos que nosso trabalho será útil para que o Governo como um todo possa desenhar políticas e programas que preencham a oferta por aplicações e soluções 5G no âmbito do mercado nacional de software. Concordo com a visão de que não adianta apenas termos estradas se não soubermos produzir os veículos que trafegarão por elas. 

TELETIME – Na visão do Ministério da Economia, qual a importância do desenvolvimento de um ecossistema de 5G considerando a iminência do leilão e a expectativa de primeiras operações em 2022?

A construção de um ecossistema de inovação é algo que leva tempo e consome recursos de forma continuada e planejada. Buscamos algo mais perene. Será importante termos o 5G como uma catapulta para mobilizar a indústria nacional de software para algo mais estruturado e sistêmico. O leilão e o início das operações das prestadoras de telecomunicações é a faísca a movimentar todo um setor que muitas vezes não é enxergado pelos formuladores de políticas públicas. Falo aqui dos fornecedores de aplicações e soluções digitais para os sistemas de telecom. E, com o advento do Open RAN, que tende a se consolidar em, no mínimo, três ou quatro anos no Brasil, teremos tempo suficiente para darmos mais do que o pontapé inicial no desenvolvimento deste ecossistema.

Evento

Os primeiros detalhes do projeto já serão apresentados nesta terça, 26, às 14:30, em evento online com os seguintes participantes:

  • James Görgen, Coordenador de Economia 4.0 do Ministério da Economia
  • Cristiano Prado, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sócio-Econômico Inclusivo do PNUD
  • Marcia Matsubayashi, Sócia Deloitte Brasil
  • Tiago Novais, Gerente de Telecom Deloitte Brasil
  • Francisco Soares, Vice-presidente de Relações Governamentais para a América Latina da Qualcomm
  • Aldo Russo, Gerente de IoT e Transformação Urbana do C4IR Brasil
  • Samuel Possebon, diretor da TELETIME (Moderador)

 O evento é gratuito e aberto pelo canal do Youtube do Ministério da Economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!