Fábio Faria viajará ao Chile para acompanhar projeto do cabo Humboldt

O ministro das Comunicações Fábio Faria recebeu o embaixador do Chile, Fernando Schmidt, para tratar de assuntos relacionados à ampliação da infraestrutura de conectividade e à integração digital entre Brasil e Chile. Brasil e Chile estão juntos em um projeto que prevê a construção do cabo transpacífico de fibra óptica denominado "Humboldt".

Durante a reunião, Faria antecipou que realizará uma "viagem técnica" ao Chile na primeira semana de dezembro para ampliar o conhecimento sobre o projeto do cabo submarino transpacífico e outras tecnologias de telecomunicações.

A parceria em iniciativas de conectividade entre os países, tem como objetivo de impulsionar a digitalização das economias da região do cone sul. Atualmente, Argentina, Brasil e Chile são responsáveis por 80% do tráfego de internet na América do Sul.

Notícias relacionadas

Em maio, o Brasil já havia formalizado a participação no projeto, idealizado originalmente pelo governo chileno. A iniciativa irá interligar países da América do Sul, Oceania e Ásia. "Esse projeto vai melhorar a nossa velocidade, a nossa capacidade e a nossa segurança", salientou o ministro Fábio Faria.

A infraestrutura terá 14,8 mil quilômetros e irá ampliar a conectividade entre os três continentes, garantindo internet ultrarrápida e impulsionando o setor de telecomunicações. A previsão é que o governo brasileiro invista US$ 13,5 milhões – o equivalente a R$ 75,5 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!