Regulamento de Avaliação da Conformidade e Homologação de produtos de telecom é publicado

A Anatel publicou, nesta sexta-feira,25, o novo Regulamento de Avaliação da Conformidade e de Homologação de Produtos para Telecomunicações. Com o novo regulamento, acabam as cobranças para a expedição do certificado de homologação. A novidade é que as normas de certificação e homologação serão agora passam a ser definidas em função dos tipos ou famílias de produtos, em atos definidos pela superintendência da Anatel. A medida torna os procedimentos e os modelos de avaliação mais céleres e versáteis,

O regulamento também estabelece que no processo de avaliação da conformidade, os equipamentos são submetidos à verificação de padrões técnicos e ensaios laboratoriais que buscam garantir que eles sejam devidamente testados e aprovados para uso no Brasil. A medida vale para os aparelhos, dispositivos ou elementos que usam as telecomunicações, inclusive seus acessórios e periféricos.

A norma também estabelece que podem requerer a avaliação da conformidade e a homologação: o fabricante do produto para telecomunicações; o representante comercial de pessoa jurídica estrangeira; e qualquer pessoa física ou jurídica, quando para uso próprio.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que proferiu o voto condutor da decisão na Reunião do Conselho Diretor da Agência, no último dia 17, ressaltou a importância da iniciativa: "é uma evolução necessária para conferir maior flexibilidade, confiabilidade e celeridade ao processo e, ainda, diminuir barreiras regulatórias e custos transacionais, em linha com as diretrizes de política econômica expedidas pelo Ministério da Economia".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.