Regulamento de Avaliação da Conformidade e Homologação de produtos de telecom é publicado

A Anatel publicou, nesta sexta-feira,25, o novo Regulamento de Avaliação da Conformidade e de Homologaçãode Produtos para Telecomunicações. Com o novo regulamento, acabam ascobranças para a expedição do certificado de homologação. A novidade é que as normas de certificação e homologação

Notícias relacionadas
serão agora passam a ser definidas em função dos tipos ou famílias de produtos,em atos definidos pela superintendência da Anatel. A medida torna os procedimentos e osmodelos de avaliação mais céleres e versáteis,

O regulamento também estabelece que no processo de avaliação daconformidade, os equipamentos são submetidos à verificação de padrões técnicose ensaios laboratoriais que buscam garantir que eles sejam devidamente testadose aprovados para uso no Brasil. A medida vale para osaparelhos, dispositivos ou elementos que usam as telecomunicações, inclusiveseus acessórios e periféricos.

A norma tambémestabelece que podem requerer a avaliação da conformidade e a homologação: ofabricante do produto para telecomunicações; o representante comercial depessoa jurídica estrangeira; e qualquer pessoa física ou jurídica, quando parauso próprio.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que proferiu o voto condutor da decisão na Reunião do Conselho Diretor da Agência, no último dia 17, ressaltou a importância da iniciativa: "é uma evolução necessária para conferir maior flexibilidade, confiabilidade e celeridade ao processo e, ainda, diminuir barreiras regulatórias e custos transacionais, em linha com as diretrizes de política econômica expedidas pelo Ministério da Economia".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!