Anatel aprova cronograma de introdução do nono digito em todo o País

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta, 25, o cronograma de introdução do nono dígito da telefonia móvel em todo o País. Diferentemente do Código Nacional (CN) 11 (que abrange a capital paulista e região metropolitana), o fim das combinações numéricas na telefonia móvel nos demais códigos de acesso não é iminente. A introdução do nono dígito em todo o País acontece para que haja uma padronização nacional, como estabelece regulamentação da Anatel.

Notícias relacionadas
A próxima região a receber o nono dígito é o interior de São Paulo, dos CNs 12 a 19, cujo prazo final (ou seja, a data limite para o encerramento do processo) é 31 de dezembor de 2013. Depois, com prazo final em 31 de janeiro de 2014, entram os CNs iniciados pelo número 2 que abrangem os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito será incluído na região Norte, exceto Acre. Minas Gerais e Nordeste terão o nono dígito até 31 de dezembro de 2015. Por último, até 31 de dezembro de 2016, ficariam as regiões Sul, Centro-Oeste e o Acre. O detalhamento do cronograma da migração, com o início das interceptações de chamadas para veiculação de mensagens de aviso, será feito posteriormente.

O conselheiro relator da martéria, Rodrigo Zerbone, disse que a área técnica da Anatel garantiu que o cronograma não impacta a realização dos eventos esportivos no Brasil. "Não estão previstas mudanças durante o período que antecede os grandes eventos e logo depois deles", disse ele, acrescentando que as operadoras também "passaram a mensagem de que não teria problema".

Existe a possibilidade, segundo Zerbone, de que esse cronograma seja revisto, caso a área técnica ache razoável diminur o número de fases da introdução do nono dígito. Após a introdução no interior de São Paulo, no Rio e no Espírito Santo, a área técnica vai avaliar a conveniência de reduzir o número de fases ou até fazer a implementação no resto do País de uma única vez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!