A TIM está tendo suporte da consultoria especializada em transformação digital Engineering Brasil em um amplo projeto de transformação digital com foco na experiência do cliente no e-commerce.
No projeto, em execução desde 2019, a Engineering foi responsável por desenvolver toda a camada de software de integração entre as plataformas de atendimento da TIM e seus sistemas de apoio ao negócio, utilizando APIs e microsserviços.
De acordo com a operadora, a implementação da tecnologia no canal de vendas online visou uma otimização de todo o processo de compras de seus assinantes.
"Essa estratégia resultou em maior eficiência operacional e aumento na produtividade. Isso permitiu nos permitiu crescer aproveitando ao máximo os recursos digitais já existentes", afirmou Auana Mattar, CIO da TIM.
A integração sistêmica também envolveu APIs da Open Gateway, iniciativa global de padronização das interfaces.
Projeto customizado
O projeto contou com uma camada de integração de software conhecida como PMID desenvolvida pela Engineering para a TIM; e com a implementação de uma tecnologia de gerenciamento de ordens (Order Management) e de um sistema de gerenciamento de pagamentos, o GIP, na operadora.
Já para assegurar que o sistema de gestão empresarial da TIM fosse adaptado às suas necessidades específicas, o projeto ainda incluiu a customização e assistência em SAP e o gerenciamento da operação da camada de integração de APIs internas que roda na nuvem Google (GCP).
Além disso, a companhia também fez trabalhos de implementação, configuração, auxílio técnico e operação nos sistemas de Catálogo de Produtos e Serviços e CPQ (Cotação), importantes para a gestão do portfólio de produtos e no processo de criação de preços para os consumidores.
"Estamos entusiasmados com o sucesso desta colaboração, que demonstra como uma estratégia de transformação digital bem implementada pode gerar resultados significativos. À medida que avançamos, continuaremos a explorar novas oportunidades, impulsionando a inovação e preparando o caminho para o futuro digital", afirma o CEO Latam do Grupo Engineering, Filippo Di Cesare.