TIM e Engineering realizam projeto de digitalização em canais digitais

Foto: Divulgação/Tim

A TIM está tendo suporte da consultoria especializada em transformação digital Engineering Brasil em um amplo projeto de transformação digital com foco na experiência do cliente no e-commerce.

No projeto, em execução desde 2019, a Engineering foi responsável por desenvolver toda a camada de software de integração entre as plataformas de atendimento da TIM e seus sistemas de apoio ao negócio, utilizando APIs e microsserviços.

De acordo com a operadora, a implementação da tecnologia no canal de vendas online visou uma otimização de todo o processo de compras de seus assinantes.

Notícias relacionadas

"Essa estratégia resultou em maior eficiência operacional e aumento na produtividade. Isso permitiu nos permitiu crescer aproveitando ao máximo os recursos digitais já existentes", afirmou Auana Mattar, CIO da TIM.

A integração sistêmica também envolveu APIs da Open Gateway, iniciativa global de padronização das interfaces.

Projeto customizado

O projeto contou com uma camada de integração de software conhecida como PMID desenvolvida pela Engineering para a TIM; e com a implementação de uma tecnologia de gerenciamento de ordens (Order Management) e de um sistema de gerenciamento de pagamentos, o GIP, na operadora. 

Já para assegurar que o sistema de gestão empresarial da TIM fosse adaptado às suas necessidades específicas, o projeto ainda incluiu a customização e assistência em SAP e o gerenciamento da operação da camada de integração de APIs internas que roda na nuvem Google (GCP).

Além disso, a companhia também fez trabalhos de implementação, configuração, auxílio técnico e operação nos sistemas de Catálogo de Produtos e Serviços e CPQ (Cotação), importantes para a gestão do portfólio de produtos e no processo de criação de preços para os consumidores. 

"Estamos entusiasmados com o sucesso desta colaboração, que demonstra como uma estratégia de transformação digital bem implementada pode gerar resultados significativos. À medida que avançamos, continuaremos a explorar novas oportunidades, impulsionando a inovação e preparando o caminho para o futuro digital", afirma o CEO Latam do Grupo Engineering, Filippo Di Cesare. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!