Código de conduta para telemarketing das operadoras entra em vigor

telemarketing

Resultado de iniciativa de autorregulação das principais operadoras brasileiras, o chamado Código de Conduta de Telemarketing foi adotado oficialmente nesta quarta-feira, 25, pelas empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Anunciado em março, o compromisso do setor de telecomunicações para "inibir eventuais práticas abusivas e invasivas das ferramentas de telemarketing" reúne seis princípios: ligar apenas em horários adequados; não ligar de forma insistente; respeitar o desejo do consumidor de não receber ligações; receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas; garantir a aderência à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); e cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores.

Alguns destes pontos foram adiantados e já implementados pelas operadoras. Em julho, foi lançada a plataforma Não me perturbe para consumidores que não desejam mais ser contatados pelo telemarketing. Também há cerca de dois meses foram adotadas duas outras medidas: a definição de horários para ligações e o fim da abordagem "insistente". Neste caso, o limite máximo de três ligações diárias para cada número será reduzido para duas ligações diárias com a adoção oficial do código de conduta.

Notícias relacionadas

De acordo com a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), as medidas "já apresentaram significativos resultados, especialmente quanto às ligações serem feitas apenas no período de 9h às 21h nos dias úteis e de 10h às 16h aos sábados, não havendo mais ligações aos domingos e feriados nacionais, salvo aquelas realizadas por solicitação ou com autorização dos consumidores".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!