Apenas 8% das grandes empresas brasileiras são efetivamente "móveis", diz pesquisa

Somente 8% das 520 maiores empresas brasileiras podem ser consideradas "móveis", segundo critério estabelecido na pesquisa realizada pela Mowa, apresentada em primeira mão nesta terça-feira, 25, no Forum Mobile+, em São Paulo. De acordo com Guilherme Santa Rosa, COO da Mowa, foram classificadas como empresas "móveis" aquelas que se comunicam com seus clientes por meio de SMS, site móvel e aplicativos para smartphones e tablets. Em 2011, a mesma pesquisa apontou que 7,5% das maiores empresas em operação no Brasil podiam ser consideradas "móveis". Em 2010, eram 5%. Para o executivo, esse percentual ainda é bastante tímido, considerando-se a significativa tendência de mobilidade, mas ele acredita que o Brasil não está distante da realidade mundial.

Notícias relacionadas
SMS

A pesquisa da Mowa também chama a atenção para a queda no uso de SMS pelas grandes empresas no Brasil: apenas 24% delas usam essa ferramenta como meio de interação atualmente, enquanto no ano passado eram 29%. Segundo Santa Rosa, esse dado é preocupante, na medida em que cerca de 90% dos aparelhos celulares no Brasil ainda não são conectados à Internet e possivelmente é consequência da incidência de spams. “O SMS deveria ser mais utilizado”, avalia Santa Rosa.

O desenvolvimento de sites móveis também aparece em queda. Em 2011, 17% das maiores empresas no Brasil tinham sites móveis e este ano são apenas 13%.

Como já havia sido publicado por MOBILE TIME, 26% das empresas brasileiras já usam aplicativos para smartphones, com alta de 24% em um ano. O uso de aplicativos para tablets também teve crescimento, registrando alta expressiva de 85% em 12 meses, sendo ferramenta utilizada por 24% das empresas pesquisadas. O COO adverte que o desenvolvimento de aplicativos móveis é importante, mas que não substitui o uso do SMS, necessário especialmente no caso em que se projeta comunicação de massa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!