Vodafone lança novo portal de SVA

A Vodafone anunciou esta semana a criação do Vodafone 360, uma nova marca que congrega uma série de serviços de valor adicionado (SVAs) dedicados principalmente à integração dos contatos telefônicos do usuário com seus amigos em redes sociais, instant messengers (IMs) etc. Através do Vodafone 360 é possível sincronizar e integrar os contatos da agenda com aqueles do usuário no Facebook, Windows Live Messenger e Google Talk. O portal inclui também a venda pura e simples de conteúdo móvel, como aplicativos, jogos, músicas e mapas. Trata-se, portanto, da nova versão da antiga "Vodafone Live!", marca de SVA utilizada por muito tempo pela operadora.
Paralelamente, a Vodafone lança dois aparelhos da Samsung exclusivos com o sistema operacional LiMo, baseado em Linux, ambos desenvolvidos para otimizar a experiência do usuário no portal Vodafone 360. Os dois terminais possuem uma nova interface para gerenciamento de contatos, que a Vodafone diz ser em "três dimensões": os contatos mais frequentemente usados aparecem na frente da tela e a navegação é feita através do toque.
Segundo análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a iniciativa da Vodafone é mais uma tentativa da operadora de manter algum controle sobre a experiência de seus assinantes na web móvel. O grande desafio da empresa, assim como de qualquer outra operadora, é conseguir balancear essas iniciativas próprias com aquelas realizadas por terceiros de peso, como Nokia e Google. Uma operadora, por maior que seja, não pode ignorar a presença de terminais high end da Nokia nas mãos de seus assinantes e, logo, precisa dar espaço para a Ovi Store. Ao mesmo tempo, uma grande operadora tampouco pode ficar de fora da corrida pelos celulares Android, já que existe forte demanda por eles. A tendência, portanto, é seguir os dois caminhos paralelamente: criar portais próprios, mas tentar conviver pacificamente com aqueles criados por terceiros de peso.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!