A Vodafone anunciou esta semana a criação do Vodafone 360, uma nova marca que congrega uma série de serviços de valor adicionado (SVAs) dedicados principalmente à integração dos contatos telefônicos do usuário com seus amigos em redes sociais, instant messengers (IMs) etc. Através do Vodafone 360 é possível sincronizar e integrar os contatos da agenda com aqueles do usuário no Facebook, Windows Live Messenger e Google Talk. O portal inclui também a venda pura e simples de conteúdo móvel, como aplicativos, jogos, músicas e mapas. Trata-se, portanto, da nova versão da antiga "Vodafone Live!", marca de SVA utilizada por muito tempo pela operadora.
Paralelamente, a Vodafone lança dois aparelhos da Samsung exclusivos com o sistema operacional LiMo, baseado em Linux, ambos desenvolvidos para otimizar a experiência do usuário no portal Vodafone 360. Os dois terminais possuem uma nova interface para gerenciamento de contatos, que a Vodafone diz ser em "três dimensões": os contatos mais frequentemente usados aparecem na frente da tela e a navegação é feita através do toque.
Segundo análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a iniciativa da Vodafone é mais uma tentativa da operadora de manter algum controle sobre a experiência de seus assinantes na web móvel. O grande desafio da empresa, assim como de qualquer outra operadora, é conseguir balancear essas iniciativas próprias com aquelas realizadas por terceiros de peso, como Nokia e Google. Uma operadora, por maior que seja, não pode ignorar a presença de terminais high end da Nokia nas mãos de seus assinantes e, logo, precisa dar espaço para a Ovi Store. Ao mesmo tempo, uma grande operadora tampouco pode ficar de fora da corrida pelos celulares Android, já que existe forte demanda por eles. A tendência, portanto, é seguir os dois caminhos paralelamente: criar portais próprios, mas tentar conviver pacificamente com aqueles criados por terceiros de peso.
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