Estudo desaconselha uso de SMS para alertas de emergências

O SMS não é o melhor meio de comunicação para alertar uma grande quantidade de pessoas a respeito de uma emergência, como um desastre natural ou um atentado terrorista. A conclusão é de um estudo realizado pelo professor Patrick Traynor, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, divulgado esta semana. O estudo foi feito em razão de estarem surgindo nos EUA várias empresas oferecendo o serviço de alerta de emergências via SMS. Diversas universidades norte-americanas contrataram esses serviços, temerosas do risco de novos ataques de serial killers em suas dependências.
Após analisar a arquitetura das redes celulares e os procedimentos realizados pelas plataformas de SMS para envio de mensagens, Traynor chegou à conclusão de que as atuais redes não seriam capazes de enviar um grande volume de mensagens simultaneamente para pessoas que estejam em uma mesma localidade – onde estaria ocorrendo a emergência. Pior que isso: o envio simultâneo de muitas mensagens poderia causar um congestionamento das redes, atrapalhando chamadas de voz para serviços públicos de emergência, como o 911. "As redes celulares não foram desenhadas para suportar um grande volume de mensagens de alerta enviadas simultaneamente", escreve no estudo.
Além disso, o professor alerta para o risco de fraudes em tais serviços, ressaltando a facilidade com que se consegue falsificar uma mensagem de alerta por SMS e enviá-la para vários números de telefones móveis através da internet. A íntegra do estudo foi publicada no site da 3G Américas (www.3gamericas.org).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!