Sai em outubro parecer sobre marcos regulatórios

No próximo mês, o Senado Federal deverá tornar pública mais uma peça-chave nos debates sobre convergência tecnológica e as conseqüentes mudanças no sistema regulatório brasileiro. Até 30 de outubro, a subcomissão especial de marcos regulatórios, ligada à Comissão de Educação do Senado, apresentará seu relatório final na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O presidente da subcomissão, senador Delcídio Amaral (PT/MS), disse a este noticiário que a idéia é consolidar o texto nas próximas duas semanas para haver tempo de discutir a proposta entre os parlamentares do grupo especial antes do envio para a CAE.
Na noite desta segunda-feira, 24, foi realizada a penúltima audiência pública da subcomissão. E o tema escolhido para o debate foi o conteúdo nacional e a necessidade de se adequar a legislação e a regulamentação do setor para as necessidades atuais e futuras do mercado. A sugestão de realizar uma audiência sobre o tema ? que tem estado presente há meses na pauta da Câmara dos Deputados ? partiu do vice-presidente de relações institucionais da Rede Globo e conselheiro da Abert, Evandro Guimarães.
A idéia foi vista com bons olhos tanto pelo presidente da subcomissão quanto pelo relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN). A disposição em ouvir as demandas dos radiodifusores ? as teles foram ouvidas em rodadas de debates realizadas três meses atrás ? indicam a possibilidade de o relatório trazer sugestões para mudanças regulatórias que envolvam a discussão sobre conteúdo. O senador Amaral não adiantou detalhes sobre a consolidação do material, mas lembrou que o documento será bastante vasto, abrangendo todos os setores da infra-estrutura que carecem de marcos regulatórios fortes ou que necessitem de atualizações em seus regulamentos.

Notícias relacionadas
Estiveram presentes no último debate o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara; o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian; e Evandro Guimarães, representando as associadas da Abert.
Guimarães reclamou aos senadores da pressão das teles para convencer a opinião pública de que a entrada das telecomunicações no mercado de conteúdo é um fato consumado. ?Há uma absoluta selvageria de fatos consumados. As empresas de telecomunicações estão criando fatos consumados que as colocam muito próximas, muito primas das empresas de comunicação social, e isso não é real?, afirmou o executivo.
O superintendente da Anatel ressaltou a inexistência de uma definição legal para que a agência regule esse cruzamento de empresas de diferentes ramos na distribuição de conteúdo. E pediu que a criação de um marco legal para a comunicação eletrônica de massa não atrase a definição de mudanças legais necessárias para a adequação dos regulamentos necessárias imediatamente. ?Acho que se a gente for tentar mexer com uma lei de comunicação social e tentar resolver todos os problemas, vai demorar mais. A convergência está vindo para o lado do terminal, a legislação precisa ser atualizada, para que a gente possa evoluir?, ponderou.
Bechara, por sua vez, se mostrou apreensivo quanto à criação de uma licença única para os serviços, consolidando teles e radiodifusores na disputa por um mesmo mercado de conteúdo. Ele ressalvou que, mesmo com o fato de a tecnologia ter unificado essas mídias do ponto de vista técnico, é preciso cautela no tratamento de cada um desses mercados. ?A digitalização dos conteúdos faz com que, do ponto de vista técnico, eles sejam todos iguais?, afirmou. ?Não é porque tudo pode ser feito tecnicamente, que poderá ser feito. Não é porque tenho um carro que anda a 250 km/h, que vou andar nessa velocidade?. Todos apoiaram a idéia de que os setores precisam de mudanças pontuais na legislação, independentemente da consolidação de uma grande lei de comunicação eletrônica de massa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!