CCTCI arquiva projeto que exigia fiscalização da Anatel pelo parlamento e TCU

Foto: Najara Araujo/Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou, sem discussão, o parecer da deputada Angela Amin (PP-SC) pelo encerramento e arquivamento do Projeto de Fiscalização e Controle (PFC) 77/2016, que propunha à Comissão, com auxílio do Tribunal de Contas da União, fiscalizar as ações de acompanhamento e controle da Anatel acerca da correta bilhetagem dos serviços de dados por parte das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP). O projeto foi uma das recomendações da CPI dos Crimes Cibernéticos.

Em seu relatório, a deputada lembra que a implementação do PFC foi aprovada em 2019 e, como consequência, foi encaminhado ao TCU um ofício solicitando providências. O Tribunal encaminhou as respostas em dois momentos: dezembro de 2019 e junho de 2021.

Nas respostas, o TCU declarou integralmente atendida a solicitação do Congresso Nacional, encerrando o processo de fiscalização. Dessa forma, a relatora também considerou adequadas as medidas tomadas pelo TCU, ficando sanadas as preocupações manifestadas pela CPI de Crimes Cibernéticos, e por isso, recomendou o encerramento e arquivamento do PFC.

Notícias relacionadas

O PFC

O projeto de fiscalização e controle tinha como objetivo fiscalizar:

  • Quais foram os procedimentos de fiscalização realizados pela agência com o intuito de averiguar a coleta e a consolidação das informações de tráfego de dados dos usuários por parte das prestadoras do SMP, bem como a cobrança pela prestação do serviço, e quais os resultados dessas fiscalizações;
  • Quais foram os procedimentos de fiscalização realizados pela Agência com o intuito de verificar o cumprimento do disposto na Resolução no 632, de 2014, que "Aprova o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações – RGC", especialmente quanto ao art. 62, incisos VII, VIII e X, no que tange aos serviços de conexão à internet oferecidos por prestadoras do SMP, e quais os resultados dessas fiscalizações;
  • Quantas e quais foram as multas aplicadas pela Anatel por descumprimento do citado regulamento, em consonância com o disposto na Resolução no 589, de 7 de maio de 2012, que "Aprova o Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas".

Nas respostas ao Congresso, a corte de contas disse que a agência realizou diversas fiscalizações para aferir o cumprimento de itens como volume de dados trafegados e valores correspondentes.

Além disso, o TCU enviou vários acórdãos, proferidos pelo órgão, com uma série de recomendações com vistas a aprimorar o processo de fiscalização dos serviços de telecomunicações pela Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!