Minicom trabalha com Infraestrutura e AGU para segurança jurídica à Lei das Antenas

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

A regulamentação da Lei das Antenas (Lei nº 13.116/2015) voltou a ser prometida para "as próximas semanas" pelo Ministério das Comunicações, mas ainda será preciso trabalhar questões jurídicas antes da publicação. Segundo contou o secretário de telecomunicações Artur Coimbra, a minuta já está "praticamente concluída", mas um trabalho interministerial está sendo necessário. "São seis ou sete ajustes redacionais que estamos trabalhando com o Ministério da Infraestrutura, coisa simples de coordenação", declarou ele durante painel online promovido pelo SindiTelebrasil nesta terça-feira, 25. 

O decreto também está sendo trabalhado com a Advocacia-Geral da União (AGU) após o questionamento da lei levado ao Supremo Tribunal Federal. "O ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade [ADI] contra o artigo 12 da Lei Geral de Antenas, decidiu adotar o rito sumário, cautelar, para um julgamento mais célere. Mas estamos avaliando junto com a AGU para decidir que momento podemos publicar ou não esse decreto", afirmou Coimbra.

A ADI foi apresentada no STF no início de julho pelo Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, com pedido de cautelar contra o artigo sobre o direito de passagem. A justificativa é que o dispositivo afrontaria a divisão funcional dos entes federados, o direito de propriedade e usurparia a competência suplementar dos estados e municípios para editar normas específicas de licitação e contratação.

Notícias relacionadas

Na semana passada, contudo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou resolução que prevê a interrupção da cobrança de direito de passagem em rodovias na área rural. Coimbra coloca que o órgão entendeu que o artigo 12 não fazia nenhuma distinção entre as zonas que contariam ou não com o mecanismo de uso da infraestrutura passiva, e que "as empresas estavam ganhando na justiça" a não cobrança. Por conta disso, o DNIT acabou por "decidir de vontade própria" estabelecer o entendimento.

Por conta desse vai-e-vem, o Minicom ainda demonstra preocupações com a segurança jurídica ao publicar o decreto que regulamenta a Lei das Antenas. "Mas eu diria que está mais do que maduro para ir adiante, só estamos fazendo avaliação de risco jurídico da ADI", declara o secretário. O governo tem prometido uma publicação iminente do decreto desde o ano passado, sem contar promessas da gestão Michel Temer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!