A empresa de DVRs TiVo anunciou nesta segunda, 25, o lançamento nos EUA de uma versão de seu aparelho voltada para os cord-cutters, ou seja, os usuários que decidiram não ter TV paga. O TiVo Roamio OTA DVR sai por US$ 49,99 e permite gravação de TV aberta, enquanto agrega conteúdo OTT de serviços como Netflix, YouTube e outros.
É um aparelho que funciona de forma semelhante ao de set-top boxes e gravadores embutidos em algumas TVs modernas no Brasil, que conseguem armazenar a transmissão em arquivos que mantém proteção aos direitos autorais (DRM). A diferença é que ele mesmo sintoniza os canais digitais e conta com uma interface integrada com os OTTs. Como possui antena para essa captação, o dispositivo dribla as questões legais que o Aereo enfrentou – o finado serviço optou por vender o conteúdo via IP captado por meio de uma antena que era operada por servidores remotos.
A TiVo ainda oferece um guia de programação por US$ 15 ao mês que integra o conteúdo da TV aberta com o de serviços OTT como Netflix e Amazon. Por exemplo: se o usuário busca um filme, há a opção de alugar, de assistir por streaming ou de esperar (e gravar) quando passar em determinada emissora. O Roamio OTA DVR possui 500 GB de espaço, capaz de armazenar 75 horas de conteúdo em HD.