ProTeste quer saber da Anatel quando a assinatura básica será orientada a custo

A ProTeste enviou ofício à Anatel nesta segunda, 25, questionando diversos aspectos em relação à adoção do modelo de custo. Em primeiro lugar, a associação afirma que, de acordo com o Decreto 4.733/2003, as tarifas de atacado e de varejo deveriam ser orientadas a custo desde 2006.

Notícias relacionadas
"A ausência de aplicação do modelo de custos desde janeiro de 2006 tem implicado em que os consumidores paguem desde então bilhões de reais a mais do que seria, de acordo com o Decreto 4.733/2003", diz o documento assinado pelas advogadas Flávia Lefèvre Guimarães e Maria Inês Landini Dolci.

Para a associação, na verdade, o que a Anatel fez até aqui não foi a adoção do referido instrumento. Isso porque, a norma aprovada pela agência, objeto de consulta pública anterior, já é a aplicação do modelo para os produtos de atacado, e não faz referência às tarifas de varejo.

"A recentemente publicada Resolução 639, de 1 de julho de 2014, que resultou da Consulta Pública, 40, não pode ser considerada o modelo de custos, ainda que traga diversos elementos associados a ele. Inclusive porque esta norma diz respeito apenas à tarifas de atacado", diz o ofício.

A ProTeste também questiona a Anatel sobre a razão de os efeitos completos das tarifas orientadas a custo só serem aplicados em 2019. "O valor do VU-M, de acordo com o custo, como determina o art. 7º, do Decreto 4.733/2003, já poderia ser de R$ 0,20 hoje e não apenas daqui a 5 anos".

Por fim, a ProTeste pede que a Anatel esclareça quando irá submeter o modelo de custo à consulta pública; a legalidade da aplicação do modelo de custo para a fixação das tarifas de atacado; o motivo pelo qual o modelo só surtirá seus efeitos em 2019; e se o modelo será utilizado para a revisão das tarifas de varejo do STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!