Na banda larga móvel, Arpu não é o indicador mais importante

Operadoras móveis de todo o mundo enfrentam uma equação difícil de ser solucionada. Como tornar lucrativo seus serviços de banda larga móvel? No passado o indicador Arpu (média de receita por usuário) mostrava bem como andava o negócio, porque os recursos de rede não eram tão consumidos com os serviços tradicionais como voz e SMS. Com o advento da banda larga móvel, o volume de dados tem uma pressão enorme no custo com rede e, no fim das contas, na receita com o serviço. De acordo com o estudo Maximizando o Lucro por Megabyte da Acision, o SMS gera aproximadamente US$ 260 de receita por MB, enquanto que a banda larga móvel gera US$ 0,07. "A banda larga móvel coloca uma pressão nos recursos de rede que as operadoras nunca viram antes. Arpu, portanto, não é o indicador mais importante para banda larga móvel, é apenas parte dele. De agora em diante, lucro por megabyte é o indicador dominante na banda larga móvel", diz o estudo.
As operadoras móveis fizeram um bom trabalho para atrair novos clientes, especialmente com os planos de tarifa flat com limite de download. O estudo mostra que a conseqüência desse rápido avanço no número de clientes é a queda do lucro por megabyte. Na batalha pelo cliente os preços caíram bastante e o limite de uso das franquias foi ampliado. A Acision estima que esse limite tenha dobrado para 4 Gb no último ano. Como conseqüência disso, o lucro por megabyte caiu de 60% a 70% em um ano. "E como não há mecanismos dentro dos modelos de preço sobre onde, quando e como os usuários podem consumir o serviço, as operadoras móveis não têm ferramentas para prevenir congestionamento durante os horários de pico", diz o estudo.
O consumo de banda, segundo a Acision, deverá dobrar ano a ano. Essa quantidade de tráfego vai causar sérios problemas de congestionamentos, resultando insatisfação do usuário. "Encontrar uma maneira de lidar de forma eficiente com essa enorme quantidade de dados será a principal prioridade das operadoras", diz o estudo.

Notícias relacionadas
Pré-pago
A companhia acredita que a cobrança pré-paga será peça-chave para a adoção da banda larga móvel pelo mercado de massa. Na Europa, por exemplo, estima-se que as assinaturas pré-pagas representarão cerca de 59% de todas as conexões de banda larga móvel em 2014. Hoje esse número está em 8%. Para prever congestionamentos de rede as operadoras devem adquirir capacidade para controlar a quantidade de usuários simultâneos e o tráfego que eles geram em horários de pico. A banda larga móvel está se transformando. De um serviço de nicho, voltado para o mercado corporativo em um serviço de massa, o que poderá gerar volume e receita e torná-lo lucrativo em um futuro não muito distante, sinaliza o estudo. Mesmo com o impacto da crise econômica, o estudo da Acision considera que a banda larga móvel vai passar o SMS como maior fonte de receita de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!