Briga entre fabricantes de PCs e de celulares no mercado móvel deve se acirrar

A briga travada entre os fabricantes de PCs e de smartphones, com a entrada de um no mercado do outro, deve se acirrar com as recentes ações da Nokia, Dell, Acer e Apple. O estopim da disputa foi o lançamento, em 2007, do iPhone, da Apple, que ampliou o campo de atuação da empresa para além do mercado de PCs e dos tocadores de música.
No início deste ano, nova frente de batalha foi aberta com o anúncio da fabricante taiwanesa de PCs Acer de que iria desenvolver um smartphone. Mais recentemente, a Dell revelou que desenvolverá um smartphone para ser comercializado pela operadora China Mobile na China. Agora é a vez da Nokia anunciar que lançará um netbook, que foi batizado de Nokia Booklet 3G.
Segundo o analista sênior do Yankee Group, Julio Püschel, trata-se de uma tendência tanto dos grandes players do segmento de mobilidade, que estão buscando entrar no mercado de netbooks, quanto dos fabricantes de PCs, que querem disputar receita com a indústria de smartphones.

Notícias relacionadas
"A indústria de TI é cada vez mais dependente da conectividade e mobilidade. E está mais difícil ou até impossível separar os mundos de TI e telecomunicações. Essa tendência de mercado continuará neste e no próximo ano. Pelo avanço da internet móvel, o mercado de dispositivos ultraportáteis será marcado por muita competitividade", avalia Püschel.
De acordo com o analista, os smartphones e os netbooks são os pontos de intersecção entre a indústria de celulares e a de PCs. Ele observa, porém, que os celulares inteligentes têm uma posição mais madura no mercado, portsanto um potencial maior de geração de receitas para as empresas.
"O netbook soma, levando em consideração o prisma da mobilidade e conectividade, o que tem de melhor nos notebooks e nos smartphones, mas ainda não conseguiu se colocar entre esses equipamentos. Falta a ele definir sua posição no mercado", comenta o analista, ressaltando que, por esse motivo, a tendência será maior para a entrada das fabricantes de PCs no mercado de smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!