O Banco do Brasil anunciou nesta quarta, 25, que firmou contratos com Embratel e Telemar para a implantação da nova rede de telecomunicações da instituição. A rede multisserviços IP VPN integrará os mais de 11 mil pontos eletrônicos de presença (PEPs) do banco, número que pode ser ampliado com a abertura de novos postos e agências. De acordo com o comunicado do Banco do Brasil, a escolha de duas prestadoras diminui os riscos de inoperância da rede.
Os contratos prevêem a terceirização total da rede da instituição, repassando para as prestadoras a operação, manutenção e os investimentos na rede de comunicação, incluindo a aquisição de equipamentos. Até então, o próprio Banco do Brasil executava todas essas funções. Os ativos da rede atual serão transferidos para Embratel e Telemar como parte do pagamento pelos serviços.
Além das vantagens de uma rede IP multisserviços, como aumento de velocidade na troca de informações, maior segurança e flexibilidade para adoção de novas tecnologias como ensino à distância, videoconferência e voz sobre IP, as agências do Banco do Brasil passarão a operar com novas aplicações, voltadas para o ambiente web.
Embratel
Na divisão da rede do Banco do Brasil, a Embratel atenderá 5.328 PEPs no Estado de São Paulo e nos Estados do Centro-Oeste e do Sul. De acordo com a operadora, o contrato terá a vigência de 60 meses a partir da assinatura e o atendimento pode alcançar mais de 8 mil pontos.