O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou nesta quarta-feira, 25, um grupo de trabalho para realizar estudos, proposição de políticas públicas, programas, ações e o desenvolvimento de serviços públicos envolvendo Inteligência Artificial (IA) para o futuro do trabalho.
Segundo a pasta, o uso crescente da IA no contexto do trabalho, bem como a necessidade de estudar e propor políticas, produtos e serviços que garantam uma transição justa e inclusiva para o futuro do trabalho, justificam o MTE de se debruçar sobre o tema com um GT específico.
O GT tem a tarefa de elaborar o plano de uso de Inteligência Artificial no MTE articulado com o Plano Nacional de Inteligência Artificial, que está em debate no MCTI.
Além disso, o GT também realizará estudos e pesquisas sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho e nos Serviços Públicos; propostas de políticas públicas que assegurem a melhor oferta de serviços públicos, qualificação profissional e a empregabilidade diante do avanço da Inteligência Artificial; e criar diretrizes para a criação de programas de capacitação e requalificação profissional, visando a preparação dos trabalhadores para as demandas do futuro do trabalho.
Integrantes
A Portaria do MTE publicada no DOU desta quinta-feira, 25, diz que Grupo de Trabalho será composto por membros indicados pelas seguintes unidades:
- I – Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho;
- II – Diretoria de Tecnologia e Informação;
- III – Secretaria de Inspeção do Trabalho;
- IV – Secretaria de Proteção ao Trabalhador;
- V – Secretaria de Relações do Trabalho;
- VI – Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda;
- VII – Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária.
O Grupo de Trabalho terá duração de um ano, a contar da data de publicação da portaria, Portaria, podendo ser prorrogado mediante justificativa.