A Dell Technologies e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) finalizaram o desenvolvimento de dois projetos para redes abertas e interoperáveis (Open RAN) na tecnologia 5G.
Fruto da parceria firmada entre as partes em 2022, a iniciativa visa tecnologias de controle inteligente da rede de acesso (RIC, na sigla em inglês). Aplicações especializadas – conhecidas como xApps – foram desenvolvidas e executadas na plataforma RIC para oferecer funcionalidades específicas para melhorar o desempenho, a eficiência e a gestão da rede móvel.
Segundo a Dell, a primeira iniciativa foi baseada no conceito de "beamforming", técnica utilizada em redes de telecom para direcionar um sinal de forma mais precisa e eficiente. Isso traz alguns benefícios, como um aumento na eficiência do espectro e na qualidade do sinal.
Dessa forma, a aplicação possibilita que os operadores de telecomunicações possam configurar, de maneira flexível, os parâmetros de um sistema MIMO (Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas) por meio de diretrizes predefinidas e configurações assistidas. Esse suporte utiliza técnicas de IA e machine learning, o que contribui para otimizar o desempenho da rede.
Por outro lado, o segundo projeto é focado no aprimoramento dos recursos de rádio em infraestruturas 5G. Para isso, usa algoritmos de IA, provendo uma tecnologia de transmissão de informação conhecida como "traffic steering", capaz de gerenciar o tráfego na rede de forma inteligente com base em alguns critérios – como congestionamento, capacidade disponível ou qualidade do sinal, por exemplo.
O diretor de arquitetura para enterprise da Dell Technologies, Gerson Freire, explica que a motivação para empregar esforços em Open RAN é incentivar as operadoras e demais empresas do setor a adotarem infraestruturas abertas de rede e soluções baseadas em nuvem, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de telecom.
"À medida que desenvolvemos aplicações cruciais na otimização das redes Open RAN, conseguiremos não só oferecer benefícios em termos de automação das redes móveis para as operadoras, mas também colaborar com a inovação do setor no cenário nacional e internacional", declarou o executivo, em comunicado.