A Brisanet oficializou nesta quinta-feira, 25, em evento realizado na cidade de Fortaleza, o lançamento da rede 5G da operadora, que já vinha comercializando serviços móveis desde o final do ano passado. O marco do lançamento, contudo, foi a estreia do 5G na faixa de 3,5 GHz na capital do Ceará.
A cerimônia de lançamento no Centro de Convenções do Ceará ocorreu em momento onde a cobertura móvel da empresa já alcança, na prática, 6,5 milhões de pessoas em pelo menos 115 cidades da região Nordeste, com quase 130 mil chips ativos até o último mês de junho.
No Ceará, 80% da população urbana do Ceará já está coberta com o serviço móvel (que além de 5G, também envolve o 4G), diz a empresa. Até dezembro, a promessa é alcançar 95% da população urbana do Estado com o serviço, apontou o CEO e fundador da Brisanet, José Roberto Nogueira.
Além da cobertura no Ceará, o 5G da operadora também está avançando em outros estados – especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em paralelo, a empresa ainda iniciou nesta quinta-feira a comercialização de banda larga sem fio (FWA) com a tecnologia 5G.
Modelo distinto
"Tradicionalmente, o 5G é feito das grandes cidades para o interior, quando ele chega. A Brisanet fez do interior para as grandes cidades", afirmou Nogueira, no evento desta quinta. "Em nenhum lugar do mundo ocorre esse processo", completou o empresário. Segundo ele, em Fortaleza a empresa já teria inclusive mais torres "do que toda a concorrência junta".
A aposta na capital também foi destacada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Presente no evento realizado na capital cearense, Filho afirmou que "Fortaleza é uma das cidades que tem a maior rede 5G do mundo" e que a empresa deve "concorrer diretamente com as três grandes operadoras". Outro que marcou presença na solenidade da Brisanet foi o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Vicente Bandeira de Aquino.
Adensamento
Vale lembrar que em Fortaleza, a Brisanet promete construir cobertura em 100% da cidade, inclusive nas periferias. De fato, o mapa de cobertura da Brisanet não mostra praticamente nenhuma área de sombra. A empresa optou por desenvolver os sites do zero, sem contratar nenhuma torreira nem compartilhar infraestrutura com outras operadoras.
Este é um aspecto emblemático na operação da empresa: toda a esteira de construção da rede é realizada com profissionais próprios – passando por projeto, construção de torres, instalação e operação. Nogueira estima que "milhares" de colaboradores estejam envolvidos no projeto.
A Brisanet optou por um caminho de desenvolvimento de sua rede pouco comum, em que não trouxe colaboradores e especialistas de outras empresas. Ao contrário, desenvolveu a equipe que está atuando na rede móvel internamente, com a ajuda dos fornecedores e com capacitação própria, aproveitando profissionais que já estavam dedicados à banda larga fixa.
(O jornalista viajou para Fortaleza convidado pela Brisanet)