Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre terão 5G na sexta-feira, 29

Orla de João Pessoa. Foto: Alana Monteiro Leal / TELETIME

A faixa de 3,5 GHz deverá ser liberada para o ligamento do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre na próxima sexta-feira, 29. As três capitais tiveram a limpeza do espectro comprovada em testes pela Entidade Administradora da Faixa (EAF, que atua com nome de Siga Antenado), que apresentará os resultados ao Gaispi, conforme contou o presidente do grupo de coordenação das atividades de limpeza da faixa e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira.

Essa apresentação acontecerá em reunião extraordinária do Gaispi que está marcada já para a próxima quarta-feira, 27, pela manhã, conforme noticiado primeiro pelo jornal O Globo. A informação foi confirmada pelo conselheiro ao TELETIME

"Serão essas capitais porque elas evoluíram nas instalações de filtros", destacou Moreira, mencionando o trabalho da EAF. Neste caso, são os equipamentos para impedir interferências do 5G na operação das estações profissionais de serviço satelital fixo (FSS) que operam na banda C estendida (3.625-3.700 MHz). Nas grandes cidades, são essas estações que apresentam o maior problema para a liberação do espectro. 

Notícias relacionadas

Mais capitais

Essas três são as primeiras depois do lançamento do 5G em Brasília, considerado pelo Gaispi como um piloto – e que trouxe aprendizados na implantação da tecnologia em redes comerciais em larga escala. As demais capitais, conforme a indicação da meta do edital do 5G (ampliada em maio por dois meses), deverão ser concluídas ao longo dos próximos meses.

A capital paulista também estava na expectativa de ser liberada pela EAF nesta leva, mas isso ainda não será possível. "Em São Paulo, não chegaram nem na metade da implantação dos filtros. Estamos trabalhando com várias frentes também em Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro", declarou.

No caso da capital paranaense, na terça-feira, 26, a EAF deverá iniciar uma campanha de distribuição de kits para pessoas inscritas no CadÚnico e que sejam usuárias de TV parabólica (TVRO). Com o aparelho e a nova antena, poderão acessar a TV aberta satelital por meio de banda Ku. Contudo, essa etapa diz respeito apenas à migração, e não se relaciona com o trabalho da Entidade na instalação de filtros nas FSS profissionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!