Vivo mantém estratégia de foco na fibra e no LTE

Por enquanto, a Telefônica está satisfeita com a estratégia de banda larga baseada na expansão da rede de fibra até a residência e na cobertura LTE. Os segmentos estão entre os que mais proporcionam avanço na receita para a Vivo. Prova disso é que grande parte do Capex de R$ 2,1 bilhões no segundo trimestre está destinado ao aumento da cobertura dessas infraestruturas. Em troca, tanto no caso da 4G quanto na fibra até a residência, a operadora espera obter crescimento.

A companhia alcançou em junho 714 cidades com o LTE-Advanced (chamada comercialmente pela empresa de 4G+), especialmente com a "expansão massiva" da agregação de portadoras duplas e triplas com as frequências de 700 MHz, 1,8 GHz e 2,5 GHz. A empresa conta com essa tecnologia em 714 cidades brasileiras, sendo 596 adicionadas somente neste ano. Para lidar com essa expansão, garantiu um aumento de 38% na quantidade de backhaul em fibra para sites somente no segundo trimestre.

O vice-presidente executivo da Telefônica, Christian Gebara, lembra que a empresa é a única a contar com 60 MHz de capacidade na faixa de 2,5 GHz, sendo 20 + 20 MHz provenientes do leilão de 2012 e 10 + 10 MHz do edital de sobras em 2015. "Para o horizonte de 2020, temos bastante espectro", declarou ele durante a teleconferência de resultados nesta quarta, 25. O executivo lembra que deverá haver futuras licitações em breve, "e sempre estamos presentes nos leilões". Gebara não chegou a endereçar a possibilidade levantada por pergunta de analista sobre a compra da Nextel para a aquisição de mais frequências, contudo.

Notícias relacionadas

Com o refarming em 1.800 MHz e a liberação da faixa de 700 MHz em cada vez mais cidades, a operadora acredita ter "oportunidade clara de monetização" da 4G, uma vez que a tecnologia ainda responde por 51% da base atual, embora a tele já tenha cobertura de 86% da população – ou seja, quase metade dos clientes podem ainda migrar para o LTE.

O tráfego de dados não é discriminado pela Vivo, mas o executivo afirma que é "sempre maior", e com maior presença da 4G, naturalmente. "Estamos também usando [a faixa de] 700 MHz, que é muito mais eficiente, então temos cobertura com maior penetração indoor e estamos com uso muito melhor", declara.

Alem disso, Christian Gebara afirma que a tele tem sentido impacto positivo do ambiente macroeconômico, especialmente nos segmentos B2B e pré-pago. "As empresas têm investido mais, então tem impacto positivo para nós", diz. Ele acredita que o ambiente competitivo no setor está tornando o mercado mais racionalizado, mas afirma haver espaço. "Estamos controlando o churn e também o serviço fixo para sustentar nossa liderança no [segmento] móvel." A companhia tem observado aumento na migração do pré puro para o híbrido e pós-pago. "Nosso ARPU em relação ao segundo player é 30% maior, e, em relação ao terceiro, é 60%", afirma.

Foco na fibra

A companhia adicionou em 12 meses cerca de 700 mil homes passed em FTTH no País, totalizando em julho deste ano 9 milhões de residências. A companhia também adicionou dez novas cidades no período e pretende encerrar o ano com mais de 20 novos municípios cobertos.  Atualmente, a fibra está presente em 224 cidades, sendo 98 com FTTH, enquanto o IPTV está em 92 municípios. Isso é benéfico não apenas pela banda larga, mas pela oferta de TV paga pela fibra – o IPTV atingiu penetração de 40% na base nas novas cidades. Gebara afirma ter "bons prospectos" de adições líquidas no trimestre no FTTH, com "32% de crescimento, para ser conservador, mas esperamos mais".

Em três casos no interior paulista, a Vivo ressalta resultados considerados "expressivos" na receita média por usuário (ARPU). Em Marília, a ARPU de banda larga aumentou 28% desde a chegada do FTTH em abril deste ano, atingindo um market share de 30%. Em Jaú, o avanço do ARPU desde o lançamento em maio foi de 30%, e o share de 33%. Também desde o quinto mês deste ano, a fibra da operadora fez a ARPU crescer 34% em Guaratinguetá, onde a empresa tem participação de 41% no mercado. "Quando somos novos players [na região], há clientes que querem oferta por mais velocidade. Por isso investimos em FTTH, porque a demanda é alta para os clientes que podem pagar mais", afirma Christian Gebara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!