Vivo lança VoLTE em Rio Verde (GO)

Fonte: pixabay.com

Ainda em caráter restrito, a Vivo começou a oferecer também a voz sobre LTE (VoLTE) para clientes no município de Rio Verde (GO) a partir desta terça-feira, 25. A operadora escolheu realizar o soft-launch justamente na primeira cidade brasileira a ter o espectro de 700 MHz liberado após o switch-off da TV analógica, apesar de a Anatel já ter disponibilizado a faixa em outros municípios. A empresa não divulga quando expandirá a tecnologia para outras cidades, mas promete novidades "ainda este ano". O lançamento acontece apenas um dia depois de a TIM anunciar o mesmo recurso em Brasília.

Por ser uma tecnologia de voz sobre IP em dados móveis, é necessário garantir que haja sinal 4G na maior quantidade possível de lugares. Ao utilizar o LTE na faixa de 700 MHz, a operadora consegue não apenas melhor cobertura externa, mas também indoor, o que era uma dificuldade na operação da faixa mais alta, de 2,5 GHz.

A Vivo começa a oferecer o VoLTE em Rio Verde apenas para clientes pós-pagos, e o ecossistema de aparelhos homologados para usar a função na operadora se restringe inicialmente a dois smartphones da Motorola/Lenovo e dois da Samsung: Moto Z e Moto Z Play; e Galaxy S8 e Galaxy S8+. A empresa pede que clientes que já tenham esses aparelhos atualizem o software para ter acesso à tecnologia. Segundo a tele, novos aparelhos serão homologados em breve, incluindo o iPhone. Vale lembrar que para obter esse recurso, tanto quem liga quanto quem recebe precisa ter dispositivo compatível.

Notícias relacionadas

Em comunicado, a companhia explica que, além de poder ter chamadas de voz em alta definição, com mais nitidez no áudio e menor tempo de resposta na conexão, o VoLTE também permite o melhor uso de espectro. De acordo com a Vivo, o codec de voz elimina ou reduz ruídos externos e mecanismos de detecção de atividade de voz (VAD, na sigla em inglês). Há também economia de bateria, já que não é necessário trocar de rede e somente a informação necessária é transmitida – na 4G comum, as chamadas de voz precisam ainda ser feitas em 3G ou 2G. A promessa é também de, no futuro, ofertar compartilhamento de vídeo e imagens, além de videoconferência.

Além desse lançamento inicial em Rio Verde, a Vivo está testando o roaming internacional com VoLTE. Isso está em fase de testes em "ambiente controlado" e é uma parceria com a Movistar Argentina (também do grupo Telefónica). O lançamento comercial acontecerá "assim que os testes terminarem".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!