Ainda em caráter restrito, a Vivo começou a oferecer também a voz sobre LTE (VoLTE) para clientes no município de Rio Verde (GO) a partir desta terça-feira, 25. A operadora escolheu realizar o soft-launch justamente na primeira cidade brasileira a ter o espectro de 700 MHz liberado após o switch-off da TV analógica, apesar de a Anatel já ter disponibilizado a faixa em outros municípios. A empresa não divulga quando expandirá a tecnologia para outras cidades, mas promete novidades "ainda este ano". O lançamento acontece apenas um dia depois de a TIM anunciar o mesmo recurso em Brasília.
Por ser uma tecnologia de voz sobre IP em dados móveis, é necessário garantir que haja sinal 4G na maior quantidade possível de lugares. Ao utilizar o LTE na faixa de 700 MHz, a operadora consegue não apenas melhor cobertura externa, mas também indoor, o que era uma dificuldade na operação da faixa mais alta, de 2,5 GHz.
A Vivo começa a oferecer o VoLTE em Rio Verde apenas para clientes pós-pagos, e o ecossistema de aparelhos homologados para usar a função na operadora se restringe inicialmente a dois smartphones da Motorola/Lenovo e dois da Samsung: Moto Z e Moto Z Play; e Galaxy S8 e Galaxy S8+. A empresa pede que clientes que já tenham esses aparelhos atualizem o software para ter acesso à tecnologia. Segundo a tele, novos aparelhos serão homologados em breve, incluindo o iPhone. Vale lembrar que para obter esse recurso, tanto quem liga quanto quem recebe precisa ter dispositivo compatível.
Em comunicado, a companhia explica que, além de poder ter chamadas de voz em alta definição, com mais nitidez no áudio e menor tempo de resposta na conexão, o VoLTE também permite o melhor uso de espectro. De acordo com a Vivo, o codec de voz elimina ou reduz ruídos externos e mecanismos de detecção de atividade de voz (VAD, na sigla em inglês). Há também economia de bateria, já que não é necessário trocar de rede e somente a informação necessária é transmitida – na 4G comum, as chamadas de voz precisam ainda ser feitas em 3G ou 2G. A promessa é também de, no futuro, ofertar compartilhamento de vídeo e imagens, além de videoconferência.
Além desse lançamento inicial em Rio Verde, a Vivo está testando o roaming internacional com VoLTE. Isso está em fase de testes em "ambiente controlado" e é uma parceria com a Movistar Argentina (também do grupo Telefónica). O lançamento comercial acontecerá "assim que os testes terminarem".