Anatel inicia fiscalização dos equipamentos e redes destinados aos Jogos Olímpicos

A Anatel iniciou na sexta-feira, 22, as operações de campo relativas à fiscalização e à outorga para uso temporário do espectro de radiofrequências dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem de 5 a 21 de agosto. Durante o final de semana, as equipes trabalharam na instalação de equipamentos de monitoração nas venues de competição. Também houve a preparação da infraestrutura das salas e realização de teste e etiquetagem, além do controle dos equipamentos que utilizam radiofrequência.

Até domingo, 24, foram testados e etiquetados 14.629 equipamentos, em todos os clusters, principalmente no Maracanã, onde ocorrerá a cerimônia de abertura, no Parque Olímpico e na Vila Olímpica. O trabalho da agência durante os jogos pretende evitar interferências em sistemas cruciais para a segurança e a transmissão do evento. Cerca de 200 servidores da autarquia de todo o País estarão envolvidos nesse esforço no Rio de Janeiro e nas demais cidades que receberão jogos.

De acordo com a Anatel, a demanda de espectro para os Jogos Rio 2016 superou todos os grandes eventos anteriores, incluindo os Jogos de Londres 2012. Mais de 20.000 frequências e 77.000 estações emissoras de sinais de radiofrequência irão operar de maneira dedicada ao evento.

Notícias relacionadas

A Anatel é responsável pelo Plano de Gestão do Espectro dos Jogos Rio 2016, que inclui atividades de planejamento, consignação, teste e etiquetagem e monitoração do espectro (terrestre e nos satélites). Além disso, atividades ligadas à qualidade e à cobertura de redes móveis, assim como a coordenação com entidades de segurança pública, demandam forte atuação da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!