Ginga: atraso na adoção ainda se deve ao risco de royalties

Uma fonte que faz parte do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital diz que ainda não está resolvida a questão do Ginga, o middleware proposto para viabilizar a interatividade no padrão brasileiro. Vale lembrar, o Fórum do SBTVD chegou à conclusão que o GEM, parte integrante do Ginga que garante a interoperabilidade com os middlewares usados nos padrões estrangeiros, não apresenta garantias de que realmente seja livre de patentes estrangeiras. Em outras palavras, é possível que, após a base de equipamentos consolidada, apareça um detentor de uma patente cobrando royalties pela tecnologia embarcada nos equipamentos existentes e futuros. O risco jurídico faz com que os fabricantes de equipamentos de TV evite adotar o middleware. E, enquanto isso acontece, a TV digital brasileira segue com capacidade limitada de interatividade. Além disso, cresce a base de televisores e set-tops que nunca terão compatibilidade com aplicações interativas.
Conforme anunciado na última NAB, que aconteceu em abril, em Las Vegas, o Fórum do SBTVD e a Sun trabalhavam no desenvolvimento de algo semelhante baseado na linguagem de programação Java, usada também no desenvolvimento do GEM. A expectativa era que a versão final do middleware brasileiro estivesse pronta em maio ou junho deste ano.
Chegou-se a uma versão, mas que ainda não convenceu totalmente o Fórum de que é realmente livre de royalties. "A Sun propôs assumir os custos caso apareça alguém cobrando pela tecnologia", diz a fonte. Mas pondera: "ela vai pagar pela tecnologia empregada na base instalada de equipamentos. Mas quem vai pagar daquele momento em diante?". Neste caso, a indústria teria que aceitar o preço imposto pelo possível detentor de tecnologia usada no padrão. Substituir a tecnologia, por outro lado, deixaria um legado de equipamentos incompatíveis.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!