Crescimento do celular perde fôlego no Brasil

No mês de junho o SMP (Serviço Móvel Pessoal) agregou 1,2 milhão de novas habilitações ao mercado de telefonia móvel mas registrou queda de 0,67% no número de acessos em operação, encerrando o semestre com 91.760.171 assinantes, contra 92.377.336 de maio, informa a Anatel. Os pré-pagos representam 80,54% do total e os pós-pagos, 19,46%. É a primeira vez que a agência registra redução na planta brasileira de telefonia móvel desde que passou a fazer o acompanhamento dos dados, em 1999. A queda deve-se a um ajuste promovido pela Vivo que excluiu 1,6 milhão de habilitações do seu cadastro de assinantes.
Nos seis primeiros meses de 2006 registrou-se uma queda de 44,01% em novas adesões, comparado ao mesmo período do ano passado. Houve queda também na teledensidade do serviço móvel no Brasil, que apresentou índice nacional de 49,24 em junho, contra 49,62 em maio ? uma redução de 0,77%.

Mercado

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A Vivo continua líder do mercado, com 31,09% dos assinantes de telefonia móvel (detinha 32,99% em maio), seguida da TIM, com 24,36% (23,59% em maio). A Claro tem 22,83% (detinha 22,24% em maio). A Oi (Telemar) tem 13,12% (12,78% em maio); a Telemig Celular/Amazônia Celular, 5,07% (5,01% em maio); a 14BrasilTelecom GSM, 3,02% (2,86% em maio); a CTBC Telecom Celular mantém os mesmos 0,44% de abril, enquanto a Sercomtel Celular continua com 0,09% do mercado.

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