A operadora finlandesa de satélites para observação da Terra Iceye acertou um acordo para fornecer dados de satélite de radar de abertura sintética (SAR) para o Comando de Operações Aliadas (ACO) da Otan – a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Com a parceria, a Otan terá acesso contínuo aos dados SAR da operadora. Segundo a Iceye, essas imagens são coletadas 24 horas por dia, mesmo em condições climáticas adversas ou durante a noite. Essa foi a mesma empresa que realizou um monitoramento do Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024.
A parceria com a Otan faz parte da Iniciativa de Vigilância Persistente do Espaço da Aliança (APSS), voltada para ampliar a capacidade de inteligência baseada no espaço entre os países-membros do bloco.
Além do fornecimento ao ACO, a finlandesa já havia firmado acordo em março deste ano para fornecer dados ao Centro de Situação da OTAN (SITCEN). A Iceye afirma operar a maior constelação de satélites SAR do mundo, com 48 unidades em órbita e capacidade de capturar imagens com resolução de até 25 centímetros.
Negócios na Europa
O anúncio sobre a parceria com a maior organização militar do mundo chega após uma sequência de acordos com países europeus anunciados pela Iceye nas últimas semanas. No último dia 17, por exemplo, a Força Aérea Portuguesa revelou a compra de um satélite da empresa, um segmento terrestre e uma antena.
Já na última segunda, 23, a operadora divulgou que foi selecionada para fornecer sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para a Força Aérea Real dos Países Baixos (RNLAF).
Já em maio, foi a vez da Força Aérea da Polônia anunciar a compra de um lote inicial de três satélites. Esse acordo ficou em 200 milhões de euros e prevê uma parceria com a indústria local para o fornecimento de uma plataforma móvel de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Tecnologia
Em março deste ano, a companhia lançou quatro novos satélites do tipo SAR. Entre eles, estava o novo satélite de Geração 4 (Gen4) da Iceye. A empresa diz que esse modelo oferece "a melhor qualidade de imagem SAR disponível" no mercado, já que permite mais do que dobrar a área de geração de imagens, variando de 150 km a 400 km de largura de faixa.
A empresa afirma que o tempo padrão de entrega das imagens é de até oito horas. No entanto, esse tempo pode ser reduzido para menos de uma hora em situações específicas.