5G: Highline rechaça ingresso em consórcio de ISPs, mas quer atendê-los

A Highline negou que esteja ingressando em um consórcio de provedores regionais (ISPs) para participação conjunta no leilão de 5G. Segundo a operadora de infraestrutura, a intenção é atender o segmento – seja a partir da aquisição de espectro ou apenas na construção de infraestrutura.

As considerações foram realizadas nesta sexta-feira, 25, durante evento promovido pelo portal Tele.Síntese. "A gente não visa fazer consórcio com os ISPs. Queremos nos manter independentes e oferecer infraestrutura, seja para os pequenos provedores ou para grandes operadoras", afirmou o diretor de estratégia e novos negócios da empresa, Luis Minoru.

Segundo o executivo, a empresa avalia dois modelos distintos de participação no 5G: um envolve aquisição de espectro e montagem da rede neutra pela própria Highline, como já revelado. Contudo, é necessária uma garantia clara de que ISPs na ponta fariam a prestação do 5G.

Notícias relacionadas

"Temos disposição, mas precisamos também do compromisso que eles façam oferta. Não adianta ter a infraestrutura e não ter quem preste o serviço", afirmou Minoru. Ele também esclarece que o plano é habilitar operadoras móveis virtuais (MVNOs) ou de banda larga fixa sem fio (FWA), e não disponibilizar capacidade no mercado secundário.

Já no segundo formato, as próprias operadoras competiriam pelo espectro e utilizariam a Highline como "alternativa de empresa capitalizada" que possa realizar a expansão da cobertura e cumprimento dos compromissos. "Os dois modelos estão em jogo", afirmou Minoru.

American Tower

Quem também acompanha de perto a movimentação em torno do leilão 5G é a American Tower. Diretor de novos negócios e IoT da gigante, Daniel Laper afirmou que a empresa de infraestrutura tem conversado com grandes operadoras, eventuais entrantes e ISPs para definir sua estratégia.

"Com o nosso número de sites, não temos como não observar [as movimentações em torno do leilão]", afirmou o executivo. Além das torres e das ofertas neutras de fibra óptica e IoT, a American Tower também avalia a oportunidade de oferecer edge computing neutro acoplado às estações. Já praticado nos EUA, a possibilidade dependerá da evolução da estratégia das operadoras no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!