Governo dos EUA contrata capacidade no satélite Amazonas Nexus

Em parceria com a integradora de redes Artel, a espanhola Hispasat (controladora da brasileira Hispamar) assinou contrato com o governo dos Estados Unidos para embarcar a missão da Pathfinder 2 no satélite Amazonas Nexus. Segundo a operadora satelital, o artefato será lançado em "meados de 2022". A Artel é quem lidera o projeto, uma vez que é homologada pelo Departamento de Defesa norte-americano. A fornecedora de soluções de comunicações via satélite Hunter Communications será colaboradora. 

A missão Pathfinder 2, um plano da Força Aérea dos EUA para realizar pilotos de exploração de novos modelos de contratação em satélites comerciais (Comsatcom), contará com uma carga útil de 108 MHz de capacidade no Amazonas Nexus. A Hispasat diz que o serviço contará com "rigorosos níveis de proteção (overdrive protection)" exigidos pela Defesa norte-americana. O satélite será equipado com sistema de encriptação CNSSP-12 para telemetria e controle.

O Amazonas Nexus é um satélite de alto throughput (HTS) para operar nas bandas Ka e Ku. O equipamento contará com processador digital transparente (DTP), que permitirá "processar digitalmente a carga útil do satélite e aumentar a sua flexibilidade em órbita". Ele cobrirá todo o continente americano, o corredor Atlântico Norte e Groenlândia na posição orbital 61º Oeste. O artefato está sendo construído pela Thales Alenia.

Notícias relacionadas

Ainda de acordo com a Hispasat, a missão Pathfinder 2 foi desenvolvida sob demanda para ser embarcada no Amazonas Nexus, que terá um transponder utilizado durante toda a vida útil (estimada em 15 anos) pelo governo dos EUA. O objetivo do programa norte-americano é de "conseguir melhores serviços satelitais com economia de custo em relação ao método tradicional de aluguel de capacidade espacial a curto prazo em satélites comerciais já em órbita, mantendo ao mesmo tempo as exigências de segurança necessárias."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!