Telefônica adquire (na Espanha) direitos bilionários do Campeonato Espanhol

A La Liga, que gerencia os direitos dos principais torneios da Espanha dos times de primeira e segunda divisão, anunciou nesta segunda, 25, ter vendido os quatro lotes disponíveis por um valor de 3,4 bilhões de euros para os direitos de 2019 a 2022 do Campeonato Espanhol. Os compradores foram a Telefónica (dois lotes) e a Mediapro (dois lotes). O valor alcançado, segundo a La Liga, foi 15% superior ao que havia sido atingido na venda dos direitos anteriores. Segundo a La Liga, existe ainda a expectativa de mais 4,5 bilhões de euros em direitos de transmissão internacionais para as próximas cinco temporadas.

A Telefónica confirmou, na Espanha, a transação, mas não indicou os valores pagos em sua nota oficial. Disse apenas que os valores foram 5% menores ao que vinha pagando (600 milhões de euros por temporada no ciclo 2016-2019) e que a empresa só aceitaria adquirir os direitos diretamente se encontrasse razoabilidade nos valores. Segundo a empresa, a outorga direta dos direitos à Telefônica permitirá à operadora desenhar com mais flexibilidade os pacotes aos seus assinantes Movistar.

No Brasil, a Lei 12.485/2011, que regula o mercado de TV por assinatura, proíbe expressamente que empresas de telecomunicações adquiram direitos de conteúdos esportivos. O assunto está sendo discutido agora no âmbito da Anatel por conta da fusão entre Time Warner e AT&T, já que a primeira é detentora de canais que operam no Brasil (entre eles, Esporte Interativo, CNN, TNT e Cartoon) e ao mesmo tempo controla a Sky, operadora de TV paga e, portanto, de telecomunicações.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!