CCE inaugura parceria com Qualcomm para novos smartphones e tablets

Apesar de lutar contra uma imagem negativa, principalmente nas classes A e B, a brasileira CCE afirma desfrutar de um forte apelo popular de décadas de atuação como fabricante nacional de eletrônicos. Após a aquisição pela Lenovo, concluída em janeiro deste ano, a empresa agora investe em nova identidade visual e estratégia de marketing, além de apostar em uma nova linha de tablets e smartphones com o sistema operacional Android. O diferencial que a fabricante quer trazer agora é a proposta de maior qualidade trazida por parcerias com a Qualcomm, com a qual firmou acordos de licenciamento para uso de patentes de 3G e 4G e ainda para utilização dos designs de referência para tablets desenvolvidos pelo laboratório da fabricante de chipsets no Brasil. A CCE também fez parcerias com aplicativos, como Buscapé, Meu Carrinho, Opera e Gameloft.

Notícias relacionadas
Assim, a CCE apresentou em São Paulo nesta terça, 25, novos modelos de smartphones e tablets pensados para todas as classes sociais. Todos os dispositivos contam com desoneração do governo e são fabricados em Manaus, já incluindo tecnologia da Lenovo.

Modelos

O destaque da CCE é o Motion.Plus SK504, que possui um processador Snapdragon da Qualcomm quadcore de 1,4 GHz, 4 GB de armazenamento e 1 GB de RAM, rodando a versão 4.1 do Android Jelly Bean. Ele conta com capacidade de chip duplo, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 megapixels; e tela de 5 polegadas. O smartphone será vendido com preço sugerido de R$ 899 a partir de agosto deste ano.

Os modelos Motion.Plus K351, SK402 e SR402 são equipados com a versão 4.0 do sistema do Google (chamada de Ice Cream Sandwich) e também possuem processador Snapdragon, mas diferem em potência. O K351 chega em julho por R$ 399 vem com um single core de 1 GHz, 256 MB de RAM, armazenamento de 512 MB, conectividade Wi-Fi e 3G e tela de 2,5 polegadas. Já os modelos SK402 e SR402 custarão R$ 499 e possuem tela de 4 polegadas, processador Snapdragon dual-core de 1,2 GHz e câmera traseira de 5 megapixels e frontal VGA. A diferença é que o SK402, que chega já em junho, vem com aplicativos pré-embarcados Kido'z e Buscapé e possui tampas traseiras (inclusas na embalagem) nas cores preta, branca e rosa. O SR402 será lançado somente em setembro.

A empresa também está anunciando dois modelos de tablets, um de tela de 7 polegadas e outro de 10 polegadas, previstos para chegar ao mercado em setembro. Ambos serão resistentes a impactos e a líquidos e possuem processador dual core de 1,2 GHz, Android 4.1, RAM de 1 GB e armazenamento de 16 GB. O Motion.Tab TD72G custará R$ 699 e o Motion.Tab TD102G sairá por R$ 899.

Estratégia

"O consumidor que mais features, quer qualidade de imagem e velocidade, mas não pode pagar R$ 2 mil e nem quer ficar (com as opções de aparelhos) na faixa de R$ 1 mil", explica o CTO da CCE, Rogério Fleury. A empresa almeja atingir um mercado em potencial de 52 milhões a 60 milhões de consumidores brasileiros. "Somos uma empresa global, mas mantendo o DNA brasileiro", diz.

Por não acreditar ainda em uma alta demanda, a CCE decidiu não investir no LTE. "A cobertura é pequena, e o nosso diferencial é a pulverização, com mais de 13 mil pontos de venda", explica Fleury. No entanto, ele reconhece que a empresa poderá oferecer dispositivos 4G a partir do ano que vem, conforme as metas de cobertura das teles sejam alcançadas.

Para a linha anunciada nesta terça, Fleury afirma que está conversando com operadoras, mas ainda não possui nenhuma parceria fechada. Entretanto, ele garante que há interesse justamente por possuir plataformas flexíveis para a introdução de conteúdos, como aplicativos específicos. As desenvolvedoras, por sinal, contam com um modelo de receita negociado individualmente. "Pesquisamos o que acontece nos mercados, no iTunes e outras lojas. Somos procurados por provedores de contudo e a gente procura quem faz, aí discutimos o revenue share (a partilha). A receita é gerada por publicidade e eu estou dando distribuição, é o marketing mais barato", afirma o diretor de marketing da Lenovo, Humberto De Biase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!