A Oi quer incentivar a venda de planos de dados 3G e, para tanto, precisa estimular que seus usuários comprem smartphones. Com esse intuito, a operadora firmou parceria com quatro grandes fabricantes: Apple, Motorola, RIM e Samsung. Eles terão prioridade na promoção de seus produtos nas lojas da Oi ao longo dos próximos dozes meses. A operadora dividiu suas franquias em quatro regiões: em cada uma a preferência na ocupação das vitrines e prateleiras será de um dos fabricantes parceiros, com rodízio a cada três meses. Em troca de espaço de destaque nas lojas, cada fabricante concordou em pagar uma espécie de "cota de patrocínio", estimada em algo próximo a R$ 2 milhões. O investimento é considerado verba de marketing pelos fabricantes. A parceria com Apple, Motorola, RIM e Samsung não significa que terminais de outras marcas deixarão de ser vendidos nas franquias da Oi. Eles apenas não terão o mesmo destaque.
Há alguns anos a Oi reestruturou sua atuação no negócio de aparelhos, reduzindo drasticamente a compra e o subsídio de terminais para focar em serviços, o que repercutiu positivamente em seus balanços financeiros desde então. O projeto para estimular a venda de smartphones não é entendido como um passo atrás nessa estratégia, pelo contrário. O foco principal da companhia continua sendo a venda de serviços, com atenção especial agora para planos de dados. Toda a logística de distribuição de aparelhos para as franquias é realizada diretamente por fabricantes ou através de distribuidores.
Serviços móveis