Telefônica não será multada por vendas na segunda, confirma Anatel

A Telefônica não pagará nenhuma multa por ter comercializado o Speedy ao longo de toda a segunda-feira, 22, apesar de uma medida cautelar da Anatel publicada no mesmo dia impedir as vendas por tempo indeterminado. A agência confirmou oficialmente nesta quinta-feira, 25, que seu entendimento é que a cautelar só entrou em vigor efetivamente na terça, 23. Este noticiário já havia publicado ontem a possibilidade de a empresa escapar da multa porque a agência reguladora só a notificou às 18h de segunda-feira da decisão.
Acontece que, para a Anatel, o motivo do alívio à Telefônica não é o seu atraso em notificá-la. Segundo informações da assessoria da agência, a equipe da Anatel baseou-se em dois documentos para interpretar que a medida cautelar só pode vigorar 24 horas após sua publicação ou notificação.
Essa ressalva está presente no parágrafo 3º do Regimento Interno da agência reguladora: "Os prazos somente começam a correr a partir do primeiro dia útil após a notificação ou publicação". A Lei do Processo Administrativo (9.784/99) também foi citada como argumento ao estabelecer que "os prazos começam a correr a partir da data de cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento" (artigo 66).

Notícias relacionadas
Assim, a Anatel só considerará descumprimento da cautelar, as vendas que tiveram sido feitas a partir de terça-feira. Pela medida da Anatel, a companhia está sujeita à multa de R$ 1 mil para cada venda confirmada, além de uma multa de R$ 15 milhões por descumprimento das exigências da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!