Publicidade
Início Newsletter GSI quer agências de cibersegurança, mas sem tirar atribuições da Anatel

GSI quer agências de cibersegurança, mas sem tirar atribuições da Anatel

Foto: Pete Linforth/Pixabay

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) está em campanha para a criação de uma Agência Nacional de Cibersegurança, mas ressalta que essa agência não terá a função de substituir a atuação da Anatel na área. Segundo Marcelo Malagutti, assessor especial do GSI, o foco dessa agência e da atuação do GSI seriam na segurança dos serviços críticos, e não da infraestrtura crítica de telecomunicações, o que segue como tarefa da Anatel.

“Nossa leitura é que precisa de uma agência porque precisamos de coordenação das ações, precisamos disseminar informação, trabalhar em programas de formação e capacitação em cibersegurança”, diz Malagutti. “É um investimento caro do Estado? Pode ser, R$ 500 milhões é um orçamento grande, mas qual o benefício? Quanto o Brasil perde em ataques cibernéticos? Muito mais”, disse ele em painel realizado durante o Encontro Nacional Abrint 2023. 

Em relação às áreas em que o GSI já interage com o setor de telecomunicações, como a norma de segurança em 5G (Instrução Normativa 04/2020 do GSI) e a Plano Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, que tem sobreposições com as áreas de telecomunicações, Malagutti explica que não existem alterações previstas, mas que a interação com o setor de telecomunicações será da Anatel. E ele também diz que o GSI não está trabalhando em nenhum aspecto da rede privativa para uso governamental, previsto no edital de 5G. “Também entendemos que essa é uma atribuição da área de Comunicações”. 

Notícias relacionadas

Durante o governo Bolsonaro, boa parte da interlocução sobre segurança das redes se deu por meio do GSI e dos setores militares do governo. E paradoxalmente, foram estes setores que se manifestaram junto ao ex-presidente para assegurar que não havia nenhum risco diferenciado em função da origem dos equipamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile