MCom pedirá atuação federal para garantir segurança da infraestrutura de telecom

[Publicado no Mobile Time] O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, afirmou que a segurança para infraestrutura de telecom no País deveria sair das mãos da segurança pública estadual para virar um assunto federal, já que se trata de competência da União. Segundo ele, o ministro Fábio Faria já montou uma pauta para discutir este assunto com o Ministro da Justiça, Anderson Torres, uma vez que denúncias de roubos estão cada vez mais comuns. Coimbra esteve nesta terça-feira, 25, no evento online Teletime Tec, promovido por TELETIME, para discutir os desafios de infraestrutura para redes 5G.

"A falta de segurança pode frear o avanço tecnológico das grandes cidades, apontou André Sarcinelli, CTO da Claro, no mesmo evento. "Eu nunca havia vivido uma situação de sequestro de radiobase. Trata-se de algo como: 'aqui para entrar tem que pagar'. Já fizeram isso em redes de fibra óptica e vão acabar fazendo nos nossos data centers. Trata-se de um desafio de segurança pública, que tem aparecido cada vez mais casos em grandes cidades", disse.

Abel Camargo, diretor da American Tower, comentou que a escalada da violência no setor não para de crescer, e a questão é séria porque aumentar a segurança envolve custos altos para as empresas, que acabam sendo repassados. "Temos sites que parecem um bunker de tão protegidos. Há operações na África em que há segurança 24/7, então imagine o custo que isso significa".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!