Claro considera refarming para agregar capacidade e cobertura ao 3,5 GHz no 5G

Foto: Paula/Pexels.com

A Claro não descarta utilizar uma frequência pré-existente totalmente dedicada ao 5G em determinadas regiões, inclusive como complemento de cobertura agregando portadoras com a futura faixa de 3,5 GHz. Isso seria possível por meio do refarming, como a empresa já fez para adicionar espectro na capacidade e cobertura do 4G.

Na prática, a operadora considera que todas as faixas FDD do espectro atual podem receber a atualização com a instalação de software 5G. "Pode ser standalone ou não standalone, com 2.100 MHz, ou 1.800 MHz e 700 MHz", declara o CTO da Claro, André Sarcinelli. Ele cita como exemplo a T-Mobile, que utilizou a faixa AWS nos Estados Unidos

Uma vez identificado que o tráfego está "baixo" e o remanejamento de demais frequências possa garantir a continuidade da prestação do serviço móvel em outras tecnologias legadas, é possível fazer o refarming e dedicar o espectro. A configuração, segundo Sarcinelli, permite inclusive agregar portadora de 5G SA com as faixa de 3,5 GHz TDD também standalone. 

Notícias relacionadas

O objetivo é obter ganho de cobertura, uma vez que as faixas usadas para o 3G e 4G são mais baixas e têm maior alcance, e mesmo adicionar capacidade. Por isso mesmo, justifica o CTO, houve uma busca pelo espectro compartilhado dinamicamente (DSS) no 5G. No futuro, essa mesma tecnologia poderá ser agregada à faixa de 3,5 GHz. 

Segundo o executivo, não há diferença para o usuário, uma vez que o terminal – ou seja, o aparelho celular – continuará compatível com essas diferentes frequências. 

FWA

A Claro afirma ter interesse em todas as faixas do leilão do 5G, e considera também a aplicação de acesso fixo-móvel (FWA), onde a construção de fibra até a residência (FTTH) não for possível. Conforme explicou o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, a pasta entende que essa tecnologia será também útil para resolver gargalos de cobertura em prédios na área urbana que têm deficiência de infraestrutura interna. 

Coimbra afirma que esse "não é um problema incomum", e que gera grande número de visitas técnicas perdidas. "Há cerca de 480 mil domicílios que têm problemas de receber Internet de fibra pela estrutura do edifício, então o FWA vai trazer experiência comparável, tanto na largura de banda quanto na latência", coloca. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!