O uso do celular para realização de transferências financeiras entre usuários tem ganhado força em países emergentes, especialmente na África e na Ásia. No Brasil, nenhum banco ou operadora móvel lançou esse serviço ainda. Quem está disposta a sair na frente é a Oi Paggo: a empresa promete disponibilizar o serviço no segundo semestre. Ele será uma funcionalidade do "Oi Paggo Débito", que permitirá aos usuários da Oi depositar e sacar dinheiro atrelado a uma conta pessoal do cartão. Para tanto, a Oi pretende fechar parceria com alguma rede de correspondentes bancários, como lotéricas ou Correios, complementada pela rede de postos de recargas da Oi e alguns lojistas: eles serão responsáveis por receber e entregar o dinheiro aos clientes. O serviço terá limites de transações por mês e de valor por transação, ainda não definidos. O modelo de negócios deve seguir o mesmo utilizado em outros países, com cobrança de uma pequena taxa por cada transferência realizada.
Outra nova funcionalidade será a possibilidade de se pagar contas com código de barras no celular, usando também o sistema da Oi Paggo. Em pesquisas realizadas pela empresa, esse é um dos serviços mais demandados pelos usuários de classes mais baixas, que muitas vezes precisam viajar quilômetros para alcançar um correspondente bancário e efetuar um pagamento. O serviço funcionará via SMS. Primeiro o cliente mandará uma mensagem para um large account com o valor a ser pago. Em resposta, receberá um SMS perguntando o que exatamente deseja pagar. Então o cliente escolherá se pagará em débito ou crédito e informará os números do código de barras.
Recargas
Por fim, a Oi Paggo criará, também no segundo semestre, um plano de fidelidade, batizado de "Paggue e fale". Para cada R$ 10 gastos com o cartão, R$ 1 será dado de bônus em ligações.
Estratégia
O lançamento de todos esses serviços faz parte de uma nova estratégia da Oi Paggo cujo objetivo é aumentar a base de clientes. Na opinião de Roberto Rittes, diretor da Oi Paggo, quanto mais serviços e funcionalidades, maior a chance de formar uma massa crítica de usuários. "A Oi Paggo deixará de ser apenas uma marca de cartão de crédito e passará a oferecer diversos serviços financeiros básicos", explicou o executivo, que participou nesta terça-feira, 25, do seminário Mobile Money, organizado pela GSM Association, no Rio de Janeiro. A Oi Paggo atualmente tem 250 mil usuários e é aceito em 75 mil estabelecimentos comerciais espalhados por 21 cidades.