60 milhões de pessoas usam serviços financeiros via celular, informa GSMA

Cerca de 60 milhões de pessoas ao redor do mundo fazem uso de serviços financeiros via celular. A estimativa, que não contabiliza os mercados da China e do Japão, é de Gavin Krugel, diretor da GSM Associaton e palestrante de abertura do seminário Mobile Money, realizado nesta terça-feira, 25, no Rio de Janeiro. Segundo o executivo, há hoje 147 projetos de serviços financeiros móveis em andamento no mundo, dos quais 65 já operam comercialmente. Até o fim do ano, ele estima que a quantidade de projetos lançados supere uma centena.
Os cases de maior sucesso até o momento se concentram em países emergentes, principalmente na África e na Ásia, onde há baixa bancarização e enorme demanda por facilidades financeiras, como envio e recebimento de dinheiro. A Smart, nas Filipinas, por exemplo, já tem 8,5 milhões de clientes em seu serviço Smart Money, que engloba transferência financeira P2P (peer to peer), mobile commerce e pagamento de contas via celular. A Safaricom, no Quênia, tem mais de 10 milhões de clientes do m-Pesa, serviço de transferência P2P considerado referência internacional. A MTN, em Uganda, conquistou 1 milhão de usuários de serviço similar em apenas 13 meses após o lançamento.
Baseado no sucesso desses cases, Krugel entende que o melhor caminho seja mesmo começar pelo serviço de transferência de dinheiro entre usuários. Ainda de acordo com o executivo, é importante ter um banco como parceiro. Segundo ele, em todos os 147 projetos mapeados pela GSMA há sempre um banco envolvido.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!