Anatel vai se empenhar no Executivo para regular plataformas, diz Baigorri

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, durante evento do CGI.br. Foto: Andressa Anholete/Divulgação

O presidente Carlos Baigorri continua empenhado em colocar a Anatel como protagonista na regulação do ecossistema digital, especialmente na questão das plataformas. No evento de lançamento da consulta pública sobre o tema pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGi.Br) que aconteceu nesta terça-feira, 25, o presidente da agência reguladora disse que, se for preciso, ele promoverá esforços para o órgão ser a entidade autônoma prevista no PL 2.630/2020. A criação da entidade está prevista no projeto de lei 2.630/2020, que está em vias de ser aprovado pela Câmara dos Deputados.

"Caso a entidade autônoma seja aprovada no PL 2.630/2020, nós vamos atuar perante o Executivo para que a Anatel seja essa entidade. Nós temos uma demanda social grande para uma resposta sobre o que acontece nas redes sociais. E a sociedade busca a Anatel para solucionar essas demandas", disse Baigorri. A proposta de criação desta entidade foi incorporada por Orlando Silva (PCdoB-SP) no texto do projeto a partir de uma proposta do governo.

Segundo Carlos Baigorri, a análise que a agência faz é da qualificação. "Nossa visão é prática. Hoje, nenhum órgão tem a capacidade de atuar nessa agenda como nós", reforçou Baigorri.

Notícias relacionadas

Mas João Brant, secretário de políticas digitais da Secom, não enxerga a Anatel assumindo este posto. "Acho que no escopo que está a entidade autônoma prevista no PL 2.630/2020, não vejo a Anatel assumindo este posto", disse no evento, em outra mesa. Mais cedo, a necessidade de uma nova autoridade em vez de um órgão regulador existente também foi apontada por conselheiros do CGi.br.

Conselho Consultivo

Baigorri reforçou novamente o novo papel que o Conselho Consultivo da agência tem que ter no processo de possível aumento de atribuições da Anatel. "Hoje o Conselho Consultivo funciona à posteriori. A gente podia ter uma atuação dele anterior, como forma de atuar antes dos processos da agência", explicou Baigorri.

Ele também disse que, durante a reunião do colegiado nesta semana, estimulou os atores que o integram a refletirem sobre novas funções. Baigorri explicou que isso envolveria mudanças legais, e não apenas criação de novas regras internas pela agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!