Em março, o mercado de TV paga seguiu a tendência de retração registrada nos últimos anos, conforme dados da Anatel divulgados nesta quinta, 25. O setor fechou o trimestre com 17,234 milhões de assinantes, 136,5 mil a menos em relação ao mês de fevereiro. A maior queda individual no mês veio da Sky, que reduziu a base em 82 mil assinantes e fechou março com 5,185 milhões de clientes. A Claro Brasil perdeu 42 mil assinantes, ficando com uma base de 8,39 milhões de clientes, dos quais a Claro TV tem agora 1,44 milhão e a Net tem 6,94. No mês, a Net (cabo) perdeu pouco mais de 31 mil assinantes, para 11 mil da Claro TV (DTH). As demais operadoras também apresentaram queda: a Oi TV cortou 10,3 mil clientes em março, para uma base de 1,59 milhão. A Vivo perdeu 13,4 mil, para um total de 1,53 milhão. Apenas nas pequenas operadoras houve um ganho de 12 mil assinantes, para uma base de 550 mil (contando a Algar).
Um dado interessante a ser ressaltado é que, apesar da queda constante do mercado como um todo, os assinantes de TV paga em redes de fibra (FTTH) têm crescido mês a mês. Em um ano foram 258 mil novos clientes nesta tecnologia, que hoje totaliza 764 mil assinantes. Em março, a base de clientes de TV paga por redes FTTH cresceu 14 mil usuários, segundo dados da Anatel. Parte deste crescimento se deve à estratégia da Vivo TV, que vem gradativamente reduzindo o seu serviço de DTH em favor do IPTV por fibra. Mas parte também se deve ao uso crescente de sistemas de distribuição de SeAC baseados em redes óticas, cada vez mais comuns em pequenas operações.
TV = R.I.P.