Roberto Rittes é o novo CEO da Nextel no Brasil

Roberto Rittes, que já foi diretor geral da Oi Paggo, empresa de pagamentos do grupo Oi, assume agora o comando da Nextel Brasil. Francisco Valim, que ocupava o cargo há 18 meses, deixa a função. Rittes tem passagens como diretor da Brasil Telecom e da Oi, e mais recentemente era diretor do fundo de private equity HIG Capital. Ele assume em um momento desafiador da companhia. A despeito de uma melhora nos resultados financeiros trimestrais, a empresa tem, tanto na sua  holding NII quanto na subsidiária brasileira, uma dívida que inviabiliza a capitalização para novos investimentos.

Outra frente de dificuldade da Nextel é a transição tecnológica: a tecnologia iDEN, de comunicação instantânea, está sendo descontinuada mas ainda é um dos diferenciais competitivos da empresa. A transição para 3G e 4G está fortemente atrelada ao uso da rede da Vivo, que tem um custo elevado para a Nextel. Por esta razão, a empresa vem em um movimento de concentração de suas atividades apenas nos grandes centros, desativando partes da rede e estruturas comerciais em locais considerados não rentáveis, onde a operação se dará apenas pelo uso da rede da Vivo. Recentemente, o ex-presidente da empresa, Francisco Valim, afirmou a este noticiário de que não havia planos de desativar a rede iDEN antes de 2019, mas em algumas cidades, apurou este noticiário, o desligamento já está acontecendo. Segundo afirmou Valim na ocasião, isso é parte da estratégia de concentrar a atuação da empresa com rede própria e estrutura de vendas apenas em São Paulo e Rio, onde há maior viabilidade econômica.

Mais recentemente surgiram rumores de que a empresa estaria para anunciar a sua venda para uma grande operadora, o que ainda não se confirmou. Ao anunciar os resultados de 2016, o presidente mundial da NII declarou que a Nextel poderia entrar em default se não conseguisse refinanciar suas dívidas ou encontrar um comprador.

Notícias relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!!!

    Pode ser que ele faça a ouvidoria desta empresa funcionar pois o meu problema vem ocorrendo ha mais de 700 dias e ninguem resolve. E o pior eu quero pagar as contas.

    Marcio Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!