A rede de quarta geração (4G) da Oi entrou em operação comercial no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 25, com cobertura de 50% da área urbana da capital fluminense. Para o lançamento, foram instaladas entre 250 e 300 antenas 4G no Rio de Janeiro. Nas outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador), a rede estará pronta ainda este mês e a venda de planos começará em meados de maio. "O 4G vai proporcionar uma nova experiência de dados para o cliente, com velocidades 10 vezes maiores que no 3G", disse o COO da Oi, James Meaney.
A companhia criou dois pacotes novos de planos de dados voltados para o 4G: um com franquia de 5 GB, com foco em smartphones e tablets, ao preço de R$ 98/mês e subsídio de R$ 300 na compra do aparelho; e outro com franquia de 10 GB, para notebooks, por R$ 188/mês (preço promocional com 25% de desconto) ou R$ 125/mês (para clientes pós-pagos da operadora ou de banda larga fixa). Uma das vantagens dos pacotes 4G da Oi será o acesso gratuito à rede Wi-Fi da operadora, composta por 30 mil hotspots.
Em um primeiro momento, a Oi vai trabalhar com um portfólio 4G composto por três smartphones (Samsung Galaxy S III LTE, Motorola Razr HD e Nokia Lumia 820) e um minimodem (Huawei E3276). E dentro de pouco tempo serão acrescentados o Samsung Galaxy S4 e o Sony Xperia ZQ. No caso do S4, a empresa abriu cadastro de pré-vendas e o aparelho deve chegar a partir da semana que vem.
São Paulo
Pelas regras do leilão de 4G, a Oi precisará instalar a rede nas cidades-sede da Copa do Mundo até o fim deste ano. São outras seis cidades: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Manaus e Natal. No caso de São Paulo, pelo menos, o lançamento deve acontecer antes do prazo final, segundo o COO da Oi. A instalação da rede na capital paulista está sob responsabilidade da TIM, dentro do acordo de compartilhamento da rede 4G, e a parceira já está realizando testes por lá.