Dispositivos móveis inteligentes mudam os modelos de distribuição de conteúdo

O surgimento da plataforma de dispositivos móveis inteligentes como meio preferencial para acessar mídias digitais poderia mudar radicalmente o modelo de negócios tradicional das empresas de mídia e entretenimento, de acordo com nova pesquisa da MRG.

Notícias relacionadas
Tal dinâmica, diz a MRG, pode significar que as empresas de mídia serão forçadas a entrar no negócio de over-the-top (OTT) ou estabelecer relações com os prestadores de serviços OTT para controlar o acesso ao conteúdo, a fim de acomodar estes novos comportamentos de consumo de forma rentável.

O analista diz que 2013 será o primeiro ano em que os embarques de dispositivos móveis inteligentes superam os de computadores e dispositivos de mídia digital combinados, levando a uma nova realidade na distribuição de mídia.

Na sua análise da casa do futuro, a MRG salienta que o que faz com que os dispositivos inteligentes sejam tão importantes é o fato de que eles estão na intersecção de indústrias que têm, até o momento, permanecido separadas. É computação, mídia e entretenimento, e serviços móveis sem fio.

A MRG calcula que, em 2017, os embarques de dispositivos móveis inteligentes, como smartphones e tablets, atingirão cerca de dois bilhões, enquanto computadores e dispositivos de mídia digital combinados mal chegarão a 900 milhões.

Os sistemas operacionais desses aparelhos – Apple iOS, Google Android e Windows RT – foram desenvolvidos para dispositivos móveis inteligentes, criando uma plataforma na qual empresas de mídia e entretenimento podem construir aplicativos de mídia que fornecem muito mais valor para o consumidor final. Ao mesmo tempo, isso muda fundamentalmente a relação entre os consumidores, seus prestadores de serviços de TV por assinatura e acesso de conteúdo digital.

O analista alerta que essa proliferação levará a uma série de desafios para o valor dos meios de comunicação tradicionais e modelos de negócio de entrega de conteúdo de entretenimento digital. Por um lado, a MRG argumenta que as empresas de mídia não podem mais usar seus ativos de distribuição (ou seja, a tecnologia de transmissão) e equipamentos nas instalações do cliente para controlar o acesso do consumidor ao conteúdo digital, uma vez que dispositivos móveis permitem acesso diretamente do canal de distribuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!