Anatel aprova nova estrutura, que passará a valer a partir do dia 30 de abril

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta, 25, a nova estrutura da agência, materializada em um novo regimento interno. De acordo com o presidente João Rezende, a nova estrutura entra em vigor imediatamente após a publicação do novo regimento interno no Diário Oficial da União, prevista para o dia 30 de abril.

Notícias relacionadas
Começa agora a negociação dos novos superintendentes para a nomeação dos gerentes e dos servidores de cada gerência. Como a reestruturação está sendo feita sem aumento de recursos ou de pessoal, o presidente João Rezende pediu que os superintendentes "deixem a vaidade de lado, porque é natural cada um achar a sua área mais importante que as outras". "Eu espero que os novos superintendentes consigam chegar a um bom termo no debate porque estamos fazendo uma reestruturação com recursos escassos, financeiros e de pessoal", diz ele.

A proposta aprovada pelo Conselho, relatada pelo conselheiro Jarbas Valente, teve pouca alteração em relação à versão que foi à consulta pública relatada pelo conselheiro Marcelo Bechara. Valente mudou os nomes de algumas superintendências e fez pequenas alterações no escopo de responsabilidades de algumas gerências.

Além da disputa pelos servidores do segundo escalão, outra questão que preocupa o Conselho é o fato de que a nova estrutura entrará em vigor sem um prazo de transição. "É incrível o desafio que a gente tem pela frente. A regra vai valer a partir da sua publicação e isso vai criar um desafio adicional para todos os servidores", disse o conselheiro Rodrigo Zerbone, que considerou a decisão de hoje histórica. A mudança mais importante para ele, que é presidente do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), foi a criação da Superintendência de Relação com os Consumidores. "Tenho certeza de que a gente vai conseguir um ganho de qualidade no curto prazo. Tenho certeza de que a Anatel será muito mais capaz de trazer respostas mais ágeis e eficientes para os consumidores".

O conselheiro Marcelo Bechara diz que a reestruturação "tornou-se uma epopeia e que muitos chegaram a pensar que esse dia nunca chegaria. Ele ressaltou a criação da chamada carreira em Y, que permite ao servidor crescer na área técnica, sem necessariamente ter de migrar para a área gerencial.

Já o conselheiro Marconi Maya lembrou que em 2005 a Anatel tentou, sem sucesso, fazer a reestruturação, ocasião em que foi contratada uma consultoria internacional.

Além da nova estrutura, o novo regimento fez mudanças na área processual. O prazo para deliberação do Conselho, por exemplo, ficou definido em 120 dias. "Acho que esse prazo é um grande avanço. Evidentemente, vai pressionar nossas assessorias, mas temos como administrar essa questão", analisa ele.

Como antecipado por este noticiário, os novos superintendentes são:

– José Alexandre Bicalho para a Superintendência de Planejamento e Regulamentação, que terá a Gerência de Regulamentação; Gerência de Planejamento Estratégico; e Gerência de Universalização e Ampliação de Acesso.

– Marconi Maya para a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação, que terá as Gerência de Outorgas e Licenciamento de Estações; Gerência de Numeração e Certificação; Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão.

– Marcos Vinicius Paolucci para a Superintendência de Fiscalização, que terá a Gerência de Suporte à Fiscalização; de Fiscalização; e as Gerências Regionais.

– Roberto Pinto Martins para a Superintendência de Controle de Obrigações, que terá a Gerência de Controle de Obrigações Gerais; Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade; Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação de Acessos; e Gerência de Controle de Obrigações de Direito do Consumidor.

– Carlos Manoel Baigorri para a Superintendência de Competição, que terá a Gerência de Acompanhamento e Controle à Prestação; Gerência de Monitoramento de Relação entre Prestadoras; e Gerência de Acompanhamento Societário.

– Maria Lucia Valadares para Superintendência de Gestão Interna e da Informação, que terá a Gerência de Planejamento, Operação e Manutenção da Rede; Gerência de Informações e Biblioteca; e a Gerência de Planejamento, Desenvolvimento e Segurança de Sistemas.

– Elisa Peixoto para a Superintendência de Relações com o Consumidor, que terá a Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo; Gerência de Tratamento de Solicitação do Consumidor; e Gerência de Canais de Relacionamento com o Consumidor.

– Ione Heilmann para a Superintendência de Administração e Finanças, que terá a Gerência de Infraestrutura, Serviços e Segurança Institucional; Gerência de Finanças, Orçamento e Arrecadação; e Gerência de Administração e Desenvolvimento de Pessoas.

– Marilda Moreira para a Superintendência Executiva, cuja estrutura não sofreu alteração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!