Diante de pesquisas que mostram o crescente interesse do consumidor brasileiro por smartphones, a Oi se viu obrigada a remodelar a sua estratégia em relação a terminais. A empresa decidiu ampliar de 10 para 15 o número de parcelas sem juros na venda de telefones celulares para clientes pós-pagos, arcando com um subsídio no custo financeiro dessa operação, segundo a diretora de marketing da operadora, Flávia Bittencourt, mas não exatamente no preço do aparelho. Ao mesmo tempo, a Oi promete incluir telefones celulares entre os prêmios de seu programa de pontos, a partir de junho. Os consumidores poderão escolher entre 23 modelos que hoje fazem parte de seu portfólio, dentre os quais há oito smartphones.
Paralelamente, a Oi lança uma campanha de marketing com anúncios na TV e vídeos na Internet para ensinar ao consumidor que "não existe aparelho grátis". A proposta é mostrar aos clientes que os aparelhos supostamente "grátis" vendidos pelas outras operadoras na verdade são cobrados de maneira diluída dentro dos planos de serviços. "Na Oi o consumidor pode escolher entre comprar apenas o aparelho, apenas o plano ou os dois juntos", explica a executiva. Ela ressalta que a Oi continua fora do negócio de distribuição de terminais, que são vendidos à sua rede de franquias por distribuidores terceirizados. Os contratos da operadora com os consumidores também continuam sem multa em caso de rescisão. E os terminais seguem sendo vendidos desbloqueados nas lojas da Oi. Por outro lado, acaba o desconto que a operadora dava na conta dos assinantes pós-pagos. "Isso confundia o cliente, pois o desconto acabava dez meses depois e ele não entendia a razão de a conta aumentar", explica Flávia.
iPhone e tablets
Dia das mães
A respeito do dia das Mães, Flávia disse que os franqueados da Oi estão comprando mais do que no ano passado. Portanto, existe otimismo no varejo por um crescimento nas vendas.